sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Novo presídio no DF


A quinta penitenciária federal de segurança máxima será construída no Distrito Federal. Com capacidade para 208 detentos, o novo presídio deverá receber lideranças de facções criminosas que hoje estão em estabelecimentos estaduais. O projeto faz parte de uma estratégia do governo federal de desmantelar o crime organizado que age dentro dos cárceres. Hoje, existem dois presídios semelhantes em funcionamento — um em Catanduvas (PR) e outro em Campo Grande (MS) — e dois em fase final de obras. O do DF vai ser erguido junto ao Complexo da Papuda, na saída de Unaí. Lideranças comunitárias de São Sebastião, a cidade mais próxima do local, reagiram negativamente à idéia.

O presídio consumirá R$ 25 milhões dos cofres do governo federal, responsável também pela manutenção e administração do estabelecimento. Ao Governo do Distrito Federal caberá apenas ceder o terreno para que a obra seja levantada. A assessoria de imprensa do GDF confirmou que o governador José Roberto Arruda foi consultado sobre a possibilidade de construção da penitenciária e que aceitou a proposta de Brasília tornar-se a sede do presídio federal. Ainda segundo a assessoria, o prédio será mesmo construído como uma extensão do complexo da Papuda.

Integrante da Associação de Moradores do Residencial Oeste, bairro de São Sebastião que fica nas imediações da Papuda, Cecília Aparecida promete ir às ruas caso o governo não escolha outra área. “Sempre que tem fuga ninguém consegue dormir, com os helicópteros da polícia fazendo barulho, com o medo de algum bandido entrar na nossa casa. Por que não arrumam um lugar distante?”, indigna-se Cecília. Vilson Mesquita, líder comunitário na cidade, também está desolado. “Não aceitamos isso, vamos nos mobilizar contra mais essa penitenciária”, diz.

Resistência
A resistência da sociedade civil organizada sempre foi o principal entrave para a construção dos presídios de segurança máxima. Uma área em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, chegou a ser definida para receber esse último estabelecimento federal. Mas uma mobilização de associações de moradores fez as autoridades municipais recuarem no acordo firmado com o Ministério da Justiça. Em Minas Gerais, o local da penitenciária também foi escolhido por mais de uma vez. De novo, a pressão popular falou mais alto. O DF, que já havia refutado a proposta no governo passado, fechou a questão em cerca de 60 dias desta vez.

Para Maurício Kuhene, diretor do Departamento Penitenciário Nacional, órgão ligado ao MJ, a idéia de que a presença de um presídio aumentará a criminalidade é infundada. Ele destaca que o estabelecimento de segurança máxima conta com aparato tecnológico e recursos humanos especializados em evitar fugas ou motins. Serão 250 agentes penitenciários na unidade do DF. Eles devem ser contratados por meio de concurso público a ser realizado este ano. “Já fechamos a aprovação dessas vagas com o Ministério do Planejamento. Não haverá problemas”, ressalta Kuhene.

Não aceitamos isso, vamos nos mobilizar contra mais essa penitenciária
Vilson Mesquita, líder comunitário de São Sebastião

POVO FALA
MARIA DO SOCORRO FONTENELE
55 anos, cabeleireira

“Sou a favor. O Brasil é um país muito pobre em matéria de segurança. A capital do país já devia ter um presídio de segurança máxima há muito tempo. A construção é bem-vinda. Vou me sentir muito mais segura.”

IRAN ALVES
23 anos, técnico de suporte
“Não sou a favor nem contra. Mas acho que se não traz prejuízo, que mal tem? Não acredito que por ser um presídio de segurança máxima a cidade vai ficar mais violenta. Não deve alterar em nada a nossa rotina.”

POLIANA DA CONCEIÇÃO
29 anos, cabeleireira
“Acho bom que construam logo essa cadeia. Por que os bandidos vão se sentir acuados. Vão ter mais medo de fazer coisa errada. Hoje em dia, aqui em Brasília, eles fazem e acontecem. Depois da cadeia de segurança máxima, vai ter transmissão de bandido via satélite: da rua direto para a cadeia.”

FEITOSA DA SILVA
35 anos, motorista
“Sou completamente contra essa nova obra. É um absurdo. Já tem bandido demais nessa cidade. Vou ficar com medo de rebelião todo dia. O governo tem é que acabar com os meliantes que tem aqui e não trazer mais. O país deve investir em educação, não em cadeias.”

ISADORA FONSECA
13 anos, estudante
“Sou a favor da nova medida. Isso vai trazer mais respeito para a capital do país, a cidade vai ficar com a imagem de um lugar capaz de proporcionar segurança ao povo. Afinal, se a cidade não tivesse capacidade de suportar o presídio ele não estaria sendo feito.”

SEBASTIÃO SILVA
57 anos, funcionário público
“Temos que seguir a lógica. Tem muito bandido na cidade e em todo o Brasil. Vamos colocá-los onde? Vão deixar soltos na rua? Claro que não. O governo tem mais é que construir o presídio mesmo e tem que ser de segurança máxima. Quanto mais seguro melhor.”

0 Comentários em “Novo presídio no DF”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --