segunda-feira, 21 de junho de 2010

Parabéns Dunga. Bota pra F&$*. Põe a Globo na roda


Soccer City, caminho entre o estádio e as tendas da FIFA que abrigam o Centro de Mídia. Galvão Bueno, Arnaldo Cezar Coelho e o diretor da Central Globo de Esportes, Luiz Fernando Lima conversam, não escondem a irritação e nem se preocupam com quem passa ao lado e ouve. O alvo é o técnico da seleção brasileira, Dunga. Minutos antes, na coletiva pós Brasil x Costa do Marfim o técnico, numa dividida bem a seu estilo, deu na canela do comentarista Alex Escobar, da Globo.
Luiz Fernando Lima lembra as conversas recentes da emissora com Dunga, já na África do Sul:
- Falamos com ele duas vezes e ele não consegue entender que não é "a Globo", ele está falando para todo o país...
Seguem as observações do grupo, sempre ferinas. Um deles chega a dizer: - ...e a única coisa que eu acho que ele aprendeu em quatro anos foi falar 'conosco' e não mais 'com nós' como sempre fez...
A cena do entrevero de Dunga para com Escobar pode ser vista aqui, no YouTube.
Poucas horas depois, no que pode ser o início de uma escalada, um dos apresentadores do programa, Tadeu Schmidt, da África para o "Fantástico" mandou uma reportagem sobre a rusga. Soou mais a um editorial da emissora.
Essa é, sem dúvida alguma, uma crise a rondar a seleção brasileira. Mas uma crise em tudo diferente das que envolvem a França e a Inglaterra, seleções que vivem crises internas, para dentro do elenco.
Anelka x o técnico Domenech, o capitão Evra contra o preparador físico, Zidane nos bastidores, sacodem a França. Até o presidente Sarkozy já palpitou. (De Carla Bruni ainda não ouvimos nada).
Na Inglaterra, o trivial básico: o ex-capitão Terry, que já derrubou Mourinho e Felipão no Chelsea, agora pôs a boca no trombone, e na mídia, contra o técnico italiano da seleção, Fabio Capello.
A crise que ronda o Brasil é uma crise para fora, que não envolve os jogadores. É uma crise de poder.
De um lado o poderoso sistema Globo, que carregou 300 profissionais para a África do Sul e quer um retorno para tanto. Em outras palavras, deseja o que querem os quase mil profissionais do Brasil que aqui estão: acesso. E quanto mais privilegiado, melhor.
Assim foi, assim é da índole e história da Globo, de emissora que no Brasil tenha a dimensão que ela tem.
O problema é que, na outra ponta, está Dunga, o Schwarzenegger. E como sabemos desde quando ele era o pitbull da seleção amarela, quando divide, o Dunga racha.
Está claro, cada dia mais claro, que secundado por quem ele confia e a quem tem como leais, casos de Jorginho e Taffarel, o técnico Dunga fechou um pacto com seus jogadores. De um lado ele, eles, do outro, o resto. Em especial a mídia e quem mais, dentro ou fora da seleção, não reze integralmente pela mesma cartilha.
Se há fissuras no chamado "grupo" não se sabe; não se sabe mesmo, não existem informações concretas que levem a dizer isso. Estas coisas, que sempre existem em agrupamentos humanos, costumam aparecer, vide França e Inglaterra, quando pintam os fracassos.
No Tempo Dunga na seleção não há fracassos; salvo na Olimpíada da China, quando máquinas se moveram para derrubá-lo. Como não há fracassos, parece evidente que Dunga escolheu um caminho: vencer ou vencer.
Por mais que pareça rudimentar a lógica "ou está comigo ou contra mim", o técnico da seleção já viveu e apanhou o suficiente para saber o que significa a volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar.
Dunga, que apanhou injustamente entre as Copas de 90 e 94, cuja família teve que suportar o marido, o pai, o filho a carregar por 4 anos a negativa marca da "Era Dunga", certamente sabe o que alimenta contra si de rancor, de ressentimento, a cada bordoada que distribui.
Ele, que já me admitiu em 2007 não terem cicatrizado ainda as feridas da "Era Dunga", obviamente sabe que está jogando a cartada mais arriscada de sua vida profissional. A de construir para si mesmo a alternativa "vencer ou vencer".
Quando se decide por enfrentar a Globo, Dunga sabe que está encurtando seu caminho à frente da seleção brasileira, perca ou ganhe. Dunga sabe quais são e como se movem os interesses para a Copa 2014, e sabe quem maneja boa parte dos cordéis.
Nos idos da Copa América e Olimpíada, eventos que acompanhei, Dunga distribuiu fartamente bordoadas contra o sistema Globo. Durante e depois. Basta consultar os noticiários, capturar o que disse aqui e ali o técnico. São fatos.
Fato é, também, que depois disso tudo um acordo foi costurado. Com a participação do diretor de Comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, encontraram-se o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e um dos Marinho da Globo.
Selou-se, então, um acordo de paz, de convivência por conta dos mútuos interesses. Não por acaso duas entrevistas exclusivas ao Jornal Nacional na Copa das Confederações, não por acaso Dunga na bancada do Jornal Nacional depois da convocação para a Copa de agora.
Isso é inegável. São os fatos. Não há como negá-los.
Mas, havia, há um Dunga no meio do caminho. Com a mesma determinação que jogou em 94, que então protegeu Romário de si mesmo e do assédio da mídia, Dunga agora se fecha com seu grupo.
A propósito, Romário, que não é bobo, sentiu o cheiro da crise e nesta terça-feira postou em seu twitter, @Romário11, as seguintes mensagens de apoio ao capitão do Tetra:
- Infelizmente sobrou pro Escobar (ele é gente boa e americano). Mas geral só gosta de bater, então apanhar um pouco faz bem!
- Parceiro "Dunga", não perca o foco, vamos em frente e faltam 5 jogos!
Ao se fechar tanto, Dunga comete erros. Erros como o de enxergar e tratar a todos, sem distinção, como se fossem adversários, inimigos mesmo, e isso não é uma verdade.
Em algum momento Dunga perceberá, ou algum amigo lhe dirá, que não seria preciso tanto e contra todos. Nesta terça-feira, com a experiência de quem já viveu e enfrentou essa tsunami, Felipão Scolari aconselhou. A todos:
- Pelo bem da Seleção não adianta um dar um soco e o outro revidar, depois um dar um chute e o outro dar um chute também, porque, se não, nunca vão se entender...
Dunga, o Schwarzenegger, decidiu-se por pagar o preço, por queimar as caravelas. A ele e seu grupo só uma coisa importa. Vencer. Ganhar a Copa do Mundo. Custe o que custar.
O velho parceiro Romário, herói do Tetra a quem Dunga tanto deve e vice-versa, também nesta tarde postou em seu twitter:
- A gente já sabe o que vai acontecer. Se o Brasil ganhar é obrigação, se perder não vou querer estar na pele do Dunga...

27 Comentários em “Parabéns Dunga. Bota pra F&$*. Põe a Globo na roda”

  • terça-feira, 22 junho, 2010
    Anônimo Disse:

    Esse texto não é seu. Você deveria colocar os créditos.

    delete
  • terça-feira, 22 junho, 2010
    Fátima Disse:

    Estou com o Dunga, está corretíssimo; a Globo como sempre se acha, é a massa "cheirosa" fedida.

    delete
  • terça-feira, 22 junho, 2010
    Kevin Disse:

    Consciência política é algo raro...
    Consciência humana é ainda mais rara...
    Excelente matéria, porém não posso deixar de comentar. Apoie quem quiser nas campanhas políticas, porém não tente induzir ninguém ao erro. A ditadura teve seu papel para a história política e no amadurecimento do estado democrático. Abusos foram cometidos inegavelmente é óbvio. Porém pior do que a ditadura, é o terrorismo. Gente que matou, roubou, sequestrou usando uma suposta ideologia política como capa, não pode se tornar presidente do Brasil. Não preciso me referir diretamente de quem eu falo, não é mesmo???
    E não foi na "Folha" que lí a respeito.

    delete
  • terça-feira, 22 junho, 2010
    Kevin Disse:

    Meu comentário estará visível "se aprovado"
    Piada...
    Fala-se da ditadura, e se impõe censura aqui???
    Daí onde se conclui qual é o perfil "democrático" desse blog.

    delete
  • terça-feira, 22 junho, 2010
    R 13 Disse:

    O Dunga esta de parabens, a imprensa esta sempre em cima, falando coisas absurdas, não a "Cristo" que aguente tantas provocações da imprensa, infelizmente ele descarregou a ira em cima do reporter que questionou a opinião do tecnico.

    delete
  • terça-feira, 22 junho, 2010
    cinho Disse:

    galvao e muito chato

    delete
  • terça-feira, 22 junho, 2010
    cinho Disse:

    como pode um narrador de futebol tao chato como galvao ficar tanto tempo na midia acho que ele paga pra tala se aposenta galvao

    delete
  • terça-feira, 22 junho, 2010
    cinho Disse:

    sai galvao

    delete
  • quarta-feira, 23 junho, 2010
    Anônimo Disse:

    Não gosto de DUNGA desde quando era jogador, agora como técnico, gosto menos ainda. Depois deste episódio então passei a odia-lo. E acredito que o fim com esta arrogância é o mesmo fim do técnico Francês... Que pena ele até tem bons resultados com futebol ruím mas assim tende a se fuder...

    delete
  • quarta-feira, 23 junho, 2010
    Anônimo Disse:

    Bem na verdade a emissora tem caído no descredito da população brasiliera por suas reportagens manipuladas contra àqueles que lhes incomodam Talvez por não se deixar levar pela "maior" emissora do país Dunga tem o absoluto direito de se impor ao jornalismo da mesma Adorei é Dunga é macho mermo!!!!!!!!!kakakakakakakakaka...

    delete
  • quarta-feira, 23 junho, 2010

    Muito bom! Concordo com quase tudo o que esta escrito! To do lado do Dunga!!

    delete
  • quarta-feira, 23 junho, 2010
    Anônimo Disse:

    Fiquei preocupado quando assistí ao Fantástico, pois não é agradável ver duas partes "brigando"

    Está correndo na internet uma campanha para evitar ver o jogo de sexta-feira na globo. Tenho a dizer que vou aderir a esta idéia (pequena manifestação contrária)!!

    delete
  • quarta-feira, 23 junho, 2010
    Anônimo Disse:

    A rede globo não esperava por essa reação do Dunga, no entanto, o que eles gostam de fazer por debaixo dos panos a fim de se privilegiarem, dessa vez não deu certo, pois o Dunga eta de frente, nocauteando seja quem for.
    É isso aí Dunga, gostei de ver, pra cima deles...

    delete
  • quarta-feira, 23 junho, 2010
    Anônimo Disse:

    Esse Alex escobar, cara de cotonetes devia ir pra casa! Ele é insuportável! Deia o Home Trabaia!

    delete
  • quinta-feira, 24 junho, 2010
    Anônimo Disse:

    boa e isso ai chega desse monopolio babaca da globo,, com programas de ultimas categoria,, e com cartadas cherifais,, como se fosse a unica do país.. O bom e ver que isso esta mudando, devagar mas esta mudando, pena e saber que no fundo todas as outras emissoras querem o mesmo que a "globinho", mas pelo menos ja se pode assistir programas de bom cunho cultural em outras emissoras. VAMOS LA RECORD, ACABA LOGO COM ESSE MONOPOLIO BABACA

    delete
  • quinta-feira, 24 junho, 2010
    Anônimo Disse:

    a midia brasileira(rede globo e cia) precisa deixar de colocar-se como os verdadeiros e profundos conhecedores de tudo.
    Pricipalmente no caso do futebol, visto que Felipão tambem era burro! foi lá e venceu com brilhantismo, fez ate o Fenomeno tornar-se artilheiro do torneio e detalhe retornando de grave lesão. Agora e a vez de atacarem o Dunga que assumiu um time de mascarados e festeiros de 2006, onde foram fazer turismo na Alemanha.
    Dunga restabeleu a confiança a um grupo de homens, varreu as peças podres sem nenhum melindre e com muita coragem e competencia organizou um grupo forte confiante e competente,ai surgue a midia Global querendo destruir tanto trabalho serio somente por ego ferido. estão brincando com as pessoas deste País, sacanagem...@@@@$#$.
    Desculpe o palavraõ...
    Grande Dunga voce e teu grupo ja são vencedores tiramos o chapeu para todos desta equipe de homens...
    Prof. Luiz

    delete
  • quinta-feira, 24 junho, 2010
    Anônimo Disse:

    EU ACHO QUE O DUNGA TEM QUE DETONAR A GLOBO,ELES SO QUEREM DETONAR ELE DUNGA ! BOTA PRA F... C ELES,BOA DUNGA !

    delete
  • quinta-feira, 24 junho, 2010
    Anônimo Disse:

    PARABÉNS DUNGA PELA A SUA ATITUDE...POR COLOCA ESSA MERDA DE GLOBO NO LUGA DELA...TUDO TROXA E LADRÕES DE MENTE..JÁ ERA GLOBO!!!

    delete
  • quinta-feira, 24 junho, 2010
    Anônimo Disse:

    Assim como Dunga, também sou gaucho, e também dou um boi para não entrar numa briga, mas dou uma boiada para não sair dela. Neste caso, não gostaria de estar na pele do Dunga, pois sabemos que cada Brasileiro é um técnico, e que muitos acham que ele deveria ter convocado algum jogador de seu time de coração, inclusive a globo, que mete o nariz em tudo, e ainda acha que todos aceitam tudo que fazem, mais ta na hora de mudar isso, pois assim como Dunga,eu também não concordo com estes mercenários, que acham que podem pisar em todo mundo sem sofrer nada. Eles podem ser fortes, mas estou junto com nosso centro médio e capitão Dunga, para barrar esta sacanagem que estão fazendo, e se precisar, estarei junto dele para chutar esta bunda suja da globo!
    Vamos congelar a Globo, para eles sentirem a força dos Brasileiros!

    delete
  • sexta-feira, 25 junho, 2010

    Fora Dilma e bando de ladrões travestidos de comunistas! Fora Globo.
    Ter CONSCIÊNCIA POLÍTICA é acabar com esse bando de larápios que querem tomar o poder a força.
    FORA DILMA e TERRORISTAS!
    Não deixem que o Brasil se acabe DILMA vez.

    delete
  • sexta-feira, 25 junho, 2010
    Thay Lima Disse:

    Estaria Dunga tb exausto de toda essa manipulação imposta pela globo? Uma coisa é fato e não podemos negar: tudo gira em torno de dinheiro. Não é que a globo se importa com os brasileiros que assistem os jogos, eles querem mesmo é audiêcia e quanto mais melhor, assim pensa a globo e assim pensam todas as outras emissoras de tevê...e por isso existe toda essa manipulação, é uma briga tola por dinheiro, dinheiro, dinheiro...

    delete
  • sábado, 26 junho, 2010
    Unknown Disse:

    Parabéns Dunga!

    delete
  • domingo, 27 junho, 2010

    boa!!!!!!!!!!! concordo, é pleno.

    delete
  • terça-feira, 29 junho, 2010
    Anônimo Disse:

    vamos lá Brasil rumo ao hexa. Sai fora rede globo, bambam.

    delete
  • sexta-feira, 02 julho, 2010
    Ezequiel Disse:

    Parabéns DUNGA (isso mesmo, com letras maiúsculas). Nada de porra de Ronaldo Macaco, Ronaldo Buda, Adriano Depressivo. Infelizmente o que sobrou prá vc convocar foi isso. Fora Kaká, Fora Robinho, Fora Juan. Foram em duas copas e provaram que não jogam porra nehyuma. DUNGA continue assim até que todos brasileiros percebam que essa Globo é o cancer da cultura brasileira. As outras estão indo no mesmo caminho, pois só sabem imitar.

    delete
  • sexta-feira, 02 julho, 2010
    Anônimo Disse:

    AHAM, PARABENS DUNGA! Parabéns pela sua teimosia...

    delete
  • quinta-feira, 15 julho, 2010
    Unknown Disse:

    parabéns dunga,prova que tu é gaúcho macho que
    não tem medo desses babacas.

    delete

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --