sábado, 16 de janeiro de 2010

PF investiga propina aos "Amigos do Arruda"

A Polícia Federal investiga se 10% do valor da propina arrecadada pelo esquema do mensalão do DEM eram canalizados para a Associação Brasiliense dos Amigos do Arruda, no Distrito Federal. A entidade teve os sigilos bancário e fiscal quebrados na investigação.

A Folha obteve no cartório documentos de reuniões e o estatuto da entidade criada em 3 janeiro de 2007, logo após a posse do governador José Roberto Arruda (ex-DEM, hoje sem partido). A associação tinha entre seus objetivos fazer "eventos recreativos, sociais e filantrópicos para atender aos interesses de seus associados".

Seu estatuto dizia que ela iria colaborar nas "ações governamentais, podendo, para tanto, receber contribuições e doações" de pessoas e empresas.

Segundo Durval Barbosa, ex-secretário do governo Arruda que revelou o esquema de arrecadação e distribuição no Distrito Federal, os cofres da Amigos de Arruda eram abastecidos com dinheiro de propina.

Por ordem de Arruda, segundo Barbosa, 10% das propinas recebidas eram reservadas para pagar contas de água, luz e telefone da entidade. A associação é presidida por Fábio Simão, chefe de gabinete do governador até o esquema ser descoberto. A PF apreendeu no gabinete de Simão recursos que, segundo a polícia, vieram de empresas que pagavam propina para o mensalão do DEM.

Simão e mais 11 pessoas fundaram a Amigos de Arruda, em janeiro de 2007, numa reunião no prédio onde funcionava o escritório político do governador no centro de Brasília.

Não há no cartório registro de quantas pessoas ou empresas se associaram à entidade nos dois anos de sua existência.

A lista de fundadores inclui, além de Simão, outros funcionários do governo do Distrito Federal e Sandra Madeira, líder do movimento "Fica Arruda", contrário ao impeachment do governador.

Oito meses após a associação ser criada, Sandra foi promovida a diretora financeira. No novo cargo, passou a movimentar a conta da Amigos de Arruda.
Procurada ontem para falar sobre suposto recebimento de propina, ela disse que não poderia atender a reportagem porque estava dando aula.

"Eu vivo disso", afirmou, sem dar detalhes da entidade da qual dirige as contas. Disse apenas que a Amigos de Arruda "está em recesso e volta dia 1º de fevereiro, quando estaremos reabrindo os trabalhos".

No cartório e na Receita, consta que a sede da associação fica no centro de Brasília na sala onde funcionava o escritório político de Arruda na campanha. Ontem, o porteiro disse que nem associação nem escritório continuam no prédio.
Procurada, a assessoria do governador disse que o local foi "usado como escritório politico nas eleições" e era bancado "por amigos de Arruda". A Folha não localizou nenhum outro diretor da associação. A assessoria de Arruda disse não ter os telefones de Fábio Simão.

0 Comentários em “PF investiga propina aos "Amigos do Arruda"”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --