José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), pré-candidatos à Presidência da República, aparecem tecnicamente empatados na pesquisa encomendada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Pesada de São Paulo (Sintrapav), entidade filiada à Força Sindical. O levantamento, divulgado ontem, mostra Serra com 32,7% das intenções de voto, 0,3 ponto percentual acima de Dilma, com 32,4%. É a menor diferença entre os dois apontada pelas pesquisas até hoje realizadas. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Em cenário com a participação de Ciro Gomes (PSB), este alcança 10,1%, seguido por Marina Silva, do PV, com 8,1%. Sem Ciro, Serra leva vantagem: a diferença entre o tucano e a petista vai a 2,8%, com Serra chegando a 36,8% e Dilma a 34%. Marina vai a 10,6%.
Na pesquisa espontânea, Dilma tem a preferência de 16% dos pesquisados. José Serra aparece com 13,6%. Apesar de não poder disputar essa eleição, Lula foi citado por 15,3% dos pesquisados.
A rejeição em relação aos candidatos também foi pesquisada, com os quatro postulantes atingindo índices semelhantes: 30,7% declararam que não votariam em Marina Silva, seguida por José Serra, preterido por 28,1%. Ciro Gomes não teria o voto de 27,9% e Dilma Rousseff, 26,3%.
A pesquisa mediu ainda o índice de avaliação do governo Luiz Inácio Lula da Silva, aprovado por 72,8% dos entrevistados. Metade disse que não votaria em candidatos apoiados pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e 20% disseram o mesmo em relação aos apoiados por Lula. Dos setores de atuação do governo federal, os programas sociais seguem como os mais bem avaliados.
Isto não é bem um comentário e sim um pedido. Em setembro de 2006 foi postado aqui um balanço das realizações do governo Lula confrontadas com as de seu antecessor FHC. Será que é possível uma versão nova e atualizada daquele texto? Nesse momento de definição de preferência por um ou outro candidato creio que seria uma contribuição valiosa para ajudar na escolha. Muito obrigado.