sábado, 10 de dezembro de 2005

Procurador promete ampla devassa em partidos

A Receita Federal realiza uma devassa na contabilidade de partidos políticos, não apenas do Partido dos Trabalhadores (PT), afirmou ontem o procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, durante o terceiro encontro da Estratégia Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro (Encla), em Vitória, no Espírito Santo. "Não vou manchar minha biografia. Ninguém será deixado de lado", declarou Antônio Fernando. "Não são todos, mas são muitos partidos."

Há dois meses, o procurador-geral acionou a Receita, solicitando uma auditoria contábil dos partidos políticos. A medida ocorreu após a apuração de indícios de incompatibilidade entre a contabilidade e a movimentação financeira das legendas. Souza argumentou que a investigação é "complexa" e envolve não apenas transferências de dinheiro de caixa 2.


No mesmo encontro, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, defendeu a adoção de um sistema de acompanhamento financeiro de "pessoas politicamente expostas", a partir de regras determinadas pelo Banco Central. "É uma ação preventiva como outros países do mundo já fazem. Trata-se de mais vigilância a pessoas politicamente expostas. Isso pode ser uma vacina contra a corrupção. Para essas pessoas, é mais fácil praticar esse tipo de crime, por isso é justo que elas recebam uma luz mais intensa", disse.


O ministro se referia às PEPs (Politically Exposed Persons), que são pessoas que atuam em segmentos propícios à corrupção, como o mercado do dólar paralelo e instituições financeiras. "O combate à lavagem de dinheiro é o combate ao crime organizado. A cultura da lavagem de dinheiro vai desde grandes negociações até a negativa de emissão de notas fiscais em restaurantes", afirmou.

Até domingo, estarão reunidos em Vitória representantes de cerca de 30 órgãos do Executivo e do Judiciário para discutir formas de prevenção e desarticulação de crimes de lavagem de dinheiro. "Estamos trabalhando de forma articulada e estratégica e já temos resultados importantes, como o anteprojeto de lavagem de dinheiro e o bloqueio de US$ 300 milhões em paraísos fiscais", declarou a secretária Nacional de Justiça, Cláudia Chagas.



0 Comentários em “ ”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --