Brasil será sede de conferência sobre Reforma Agrária em 2006
A cidade de Porto Alegre será sede da Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), que acontecerá entre 7 e 10 de março do próximo ano, informaram neste sábado (12) fontes oficiais.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, este encontro da FAO contará com a participação de representantes de 198 países.
Na reunião do Porto Alegre se dará continuidade aos debates iniciados em 1979, numa conferência similar realizada em Roma, onde foi aprovada a chamada "Carta do Camponês".
Esse documento pede a promoção de organizações populares, associações e cooperativas de trabalhadores rurais, para reforçar a participação dos camponeses pobres na tomada de decisões, a realização e a avaliação de programas de Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural.
Apesar de ter sido assinada há 26 anos, a "Carta do Camponês" continua tendo uma extraordinária atualidade, na opinião de especialistas em assuntos agrícolas.
Entre outras coisas, propõe que "as estratégias de desenvolvimento rural contem com a participação ativa e a organização em nível popular da população rural, com especial referência às camadas menos favorecidas, para que intervenham na elaboração e formulação de políticas e programas".
Segundo o Ministério das Relações Exteriores brasileiro, na conferência do Porto Alegre voltarão a ser discutidos esses assuntos, assim como outros relativos à cooperação entre os países em desenvolvimento e os mais ricos, "em busca de um plano de ação que combata, de forma estrutural, as causas da pobreza no mundo".