domingo, 27 de dezembro de 2009

Vendas do Natal nos shoppings sobem 11%

Sem crise, as vendas do Natal de 2009 cresceram 11,26% sobre o registrado no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) divulgado ontem. A estimativa da entidade é que o faturamento dos 711 shoppings no Brasil tenha sido de R$ 20 bilhões em dezembro de 2009. No ano, o faturamento dos shoppings foi de R$ 78,81 bilhões, 10% a mais do que o registrado em 2008.

As melhores condições de juros, a valorização do real e o aumento do poder de compra da população de baixa renda foram os principais fatores que motivaram esse resultado, de acordo com o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun. "O índice de confiança do consumidor, que no ano passado era de 34%, subiu para 77% neste ano", afirma.

O desempenho foi tão bom que algumas lojas chegaram a ficar desabastecidas. Segundo Sahyoun, isso ocorreu com produtos da linha branca e algumas linhas de vestuário, na segunda quinzena de dezembro. "Algumas empresas não acreditaram num Natal tão bom, a própria indústria deu férias coletivas nessa época e houve também alguns problemas de logística."

Eletroeletrônicos e eletrodomésticos foram os produtos que apresentaram o maior crescimento de vendas no Natal de 2009, com alta de 20% ante ao mesmo período do ano passado. No ano, as vendas da categoria cresceram 30%, graças às desonerações dadas pelo governo, como a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). O gasto médio com eletroeletrônicos foi de R$ 1,5 mil por compra em 2009. Em 2008, havia sido de R$ 1,2 mil.

A confiança do investidor estrangeiro também voltou em 2009, de acordo com a Alshop. "Após o segundo semestre, o investidor estrangeiro voltou a apostar no Brasil", diz Sahyoun. Prova disso são os cerca de 100 novos projetos de shoppings previstos para inauguração nos próximos três anos, que representam um investimento aproximado de R$ 9,3 bilhões.

Apenas para o próximo ano, devem ser lançados 40 novos shoppings no País, o que corresponde à geração de 180 mil novos empregos. O volume de lançamentos quase dobra os 22 novos shoppings inaugurados em 2009, com a criação de 96,1 mil empregos.

Com os novos investimentos, o presidente da Alshop também projeta maior crescimento do setor no ano que vem. "O faturamento dos shoppings deve aumentar entre 15% e 20% no próximo ano", diz.

A participação do setor no total de vendas do varejo também deve aumentar, acima dos 25% atuais, diz Sahyoun. Segundo ele, passam pelos shoppings brasileiros mensalmente 420 milhões de pessoas.

De acordo com Sahyoun, parte desses novos empreendimentos deve absorver os 140 mil trabalhadores temporários contratados para o Natal de 2009. "Historicamente, 25% da mão de obra temporária é absorvida, mas esse número pode ser até maior por causa dos lançamentos", diz.

O levantamento divulgado pela Alshop foi feito pela empresa de consultoria Deloitte. Foram ouvidas 150 empresas de varejo associadas à entidade que congrega aproximadamente 6,3 mil lojas.

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