Os consumidores brasileiros aumentaram a confiança na economia neste último trimestre do ano e recuperaram o otimismo perdido no auge da crise. O Índice Nacional de Expectativas do Consumidor (Inec), divulgado ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), atingiu 117,2 pontos - o maior valor da série histórica, iniciada em 2001. O indicador é 1,5% maior que o do terceiro trimestre de 2009 e 6,7% acima do índice verificado no quarto trimestre de 2008.
"Possivelmente, o maior otimismo dos consumidores deriva do fato dos efeitos da crise econômica terem sido menos intensos que o esperado", avaliou a CNI. O aumento da confiança foi puxado por três das seis variáveis que compõem o índice: a melhora das condições financeiras, a expectativa de aumento da renda e a maior disposição de compras de bens de maior valor.
O índice de expectativa de evolução da própria renda subiu 5,1% no quarto trimestre, em relação à pesquisa do terceiro trimestre. Com o aumento, o segundo consecutivo, o índice atingiu 119,6 pontos, também o maior nível da série histórica.
O consumidor também apontou para uma melhora da situação financeira. O indicador cresceu 2,5% em relação ao trimestre anterior, passando de 114,5 pontos para 117,4 pontos.