domingo, 6 de junho de 2010

José Serra vai fazer propaganda politica na internet. O TSE vai ficar mudo?

Com a expectativa de arregimentar a comunidade acadêmica e os jovens, a campanha do pré-candidato à Presidência da República José Serra (PSDB) põe no ar amanhã o site www.propostaserra.ning.com que promoverá a discussão do programa de governo. O projeto é ambicioso, mas começará com um público restrito - pessoas que atuem no partido ou especialistas com trabalhos reconhecidos.

Os tucanos temem a invasão do espaço de debate na internet por militantes dos adversários políticos.

O plano de usar a internet para debater ideias é do próprio Serra, empolgado com a popularidade de seu Twitter -que tem mais de 200 mil seguidores - e com a experiência cibernética bem-sucedida da campanha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

O local escolhido para sediar o site é uma rede social, o Ning, usado principalmente por professores e educadores. O PSDB vê na rede uma oportunidade de trazer para o seu lado uma parte da comunidade acadêmica que esteve historicamente próxima do PT e está desiludida. O debate pela internet tem ainda intenção de marcar diferenças, de método e conteúdo, em relação à campanha de Dilma Rousseff.

E busca imprimir à campanha de Serra uma imagem contemporânea e moderna, um trunfo para atrair o eleitorado jovem.

A partir de amanhã, o site www.propostaserra.ning.com começa a receber pedidos de cadastramento de interessados em participar dos 40 grupos de discussão. Para ter acesso aos debates, no entanto, os colaboradores terão de ser aprovados pelos tucanos.

- Vamos ficar cerca de 15 dias autorizando só pessoas que conhecemos, porque é uma fase experimental. Estimamos que haja de 500 a três mil colaboradores nessa etapa. A partir de julho, quando a eleição vai começar oficialmente, vamos abrir o site para quem quiser contribuir - explicou o coordenador do programa de governo do tucano, Xico Graziano.

A meta é envolver até cem mil eleitores nos debates. Segundo pesquisa Ibope de abril, o país tem 36,6 milhões de usuários ativos - cerca de um quarto dos eleitores. No próximo mês, os tucanos querem entregar a Serra um esboço com diretrizes básicas do plano de governo, já com contribuições dadas pelo debate na web. O PSDB não abandonará, porém, o viés tradicional de consulta à população e planeja seminários regionais para levantar demandas.

0 Comentários em “José Serra vai fazer propaganda politica na internet. O TSE vai ficar mudo?”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --