A construção civil passou a ser uma das principais atividades econômicas em Manaus depois da indústria de transformação na Zona Franca. O prefeito de Manaus, Serafim Corrêa (PSB), disse ao Valor que, em 2007, o município licenciou 4,4 milhões de metros quadrados de obras na construção civil, número 76% maior do que o registrado em 2005, de 2,5 milhões de metros quadrados.
"O crescimento da construção civil se deve ao bom momento da economia, que aumentou o consumo dos bens produzidos pelo Pólo Industrial de Manaus", diz Corrêa, candidato à reeleição. Ele afirma que grandes construtoras nacionais, como Cyrela, Gafisa e Abyara, se instalaram em Manaus.
O grupo português Sonae Sierra Brasil constrói um shopping center em Manaus, o Manauara Shopping, com investimento de R$ 175 milhões. O início da operação do shopping, que terá 43 mil metros quadrados de área bruta locável e 262 lojas, está previsto para março de 2009.
Corrêa avalia que a expansão da construção civil também foi impulsionada por medidas adotadas pelo município como a redução da carga tributária (ISS) para o setor e a desburocratização na análise de projetos. "O efeito foi que em três anos (2005 a 2007) cresceu em 10 mil o número de empregos com carteira assinada em Manaus", diz Corrêa. Nas obras públicas, Manaus tem uma série de projetos em andamento. A prefeitura investe em viadutos para desafogar o trânsito e na ampliação do abastecimento de água.
Situada à margem dos maiores rios do mundo, Manaus enfrenta historicamente graves problemas de abastecimento de água. Dos cerca de 2 milhões de habitantes, 250 mil são abastecidos de forma precária. O Estado também desenvolve um programa de saneamento de igarapés. Mas uma das obras que mais chamam a atenção, no momento, em Manaus, é a construção de uma ponte com cerca 3,5 quilômetros de extensão sobre o rio Negro que ligará Manaus a Iranduba e de lá até Manacapuru.
A ponte integra o projeto de desenvolvimento econômico e social do Amazonas, que conta com financiamento do BNDES e contrapartidas do governo do Estado, diz Nafice Galoz, que preside a comissão de cooperação e relações institucionais do governo do Amazonas. O projeto de desenvolvimento, incluindo a ponte, prevê investimentos de R$ 576 milhões.
A ponte permitirá levar o desenvolvimento de Manaus para o outro lado do rio Negro e facilitará o escoamento de produtos locais via transporte multimodal (fluvial e rodoviário), prevê Rene Levy Aguiar, da Secretaria da Região Metropolitana de Manaus.