domingo, 23 de janeiro de 2011

Batendo no cadeirante

Foi uma covardia. Na segunda-feira passada, em São José dos Campos, o advogado Anatole Morandini foi agredido a coronhadas na cabeça.

Não tinha como se defender nem como fugir: é cadeirante. Por que foi espancado? É que reclamara de um motorista que estava usando uma vaga exclusiva para deficientes em uma rua na região central da cidade.

O dono do carro, aparentemente, não convive bem com críticas e reclamações. Saiu furioso em direção ao cadeirante, de revólver em punho, e começou as agressões. A tal ponto que uma testemunha julgou tratar-se de um assalto.

Não era assaltante, todavia, o agressor de Anatole Morandini. Era um delegado de polícia.

Nesta quinta-feira, a Secretaria de Estado da Segurança Pública resolveu afastar o delegado de suas funções. Além de uma rigorosa sindicância, certamente ele está precisando de um bom descanso.

O caso é chocante em si mesmo, mas também simboliza o desrespeito a que são submetidos os portadores de deficiência física.

Alguns avanços, como rampas para quem usa cadeira de rodas, inscrições em braile em elevadores, e vagas reservadas em estacionamentos, vão aparecendo lentamente. A questão é respeitar as leis.

Dada a insensibilidade geral para o problema, que pode até resultar em violência e covardia, seria o caso de pensar se, em cada cadeira de rodas, não valeria instalar um alarme de emergência.

Poderia ser acionado a cada desrespeito sofrido. O buzinaço seria grande, mas pelo menos ajudaria a chamar a polícia em cada abuso. Mas cuidado. Em vez de polícia, pode aparecer um delegado furioso.

2 Comentários em “Batendo no cadeirante”

  • quarta-feira, 26 janeiro, 2011

    Olá estou começando um trabalho no meu blog, de divulgar notícias.Gostaria que pessoas como você mim seguisse.

    delete
  • quarta-feira, 26 janeiro, 2011

    Olá estou começando um trabalho no meu blog, de divulgar notícias.Gostaria que pessoas como você mim seguisse.

    delete

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --