terça-feira, 14 de setembro de 2010

Statoil mira novas oportunidades no Brasil

Depois de vender por US$ 3,1 bilhões uma fatia de 40% do campo Peregrino para a chinesa Sinochem, a norueguesa Statoil se prepara para o início da produção de petróleo no Brasil no próximo ano de olho em novas oportunidades no país. O vice-presidente sênior da Statoil para área de exploração e produção na América Latina e África subsaariana, Thore Kristiansen, não responde abertamente se a companhia está analisando os ativos da OGX e Shell no Brasil que estão à venda. Mas uma frase repetida várias vezes durante a entrevista sugere que sim. "O Brasil é um países-chave para o nosso crescimento internacional, é uma das áreas onde mais queremos crescer fora da Noruega. E sempre analisamos áreas que possam trazer boas oportunidades para os nossos acionistas", explica Kristiansen.

A Statoil tem 67% do seu controle nas mãos do governo norueguês. O restante das ações está pulverizado no mercado, nas bolsas de valores de Oslo e Nova York. Por essa perspectiva, ela é mais "estatal" que a Petrobras, com seus 39% de controle direto e indireto da União, por meio do BNDES, Caixa Econômica Federal (CEF) e do Fundo Soberano Brasileiro. Atualmente, a Statoil produz cerca de 2 milhões de barris de petróleo e gás por dia, dos quais cerca de 500 mil barris são extraídos no exterior. A produção fora da Noruega está crescendo, já que era de apenas 89 mil barris por dia sete anos atrás.

No momento, a empresa opera em Angola, Nigéria, Arzebaijão, Turquia, Iraque e Venezuela, só para citar alguns dos países onde atua, mas Thore Kristiansen diz que o Brasil é um dos países mais promissores para o crescimento internacional da companhia.

A Statoil vai produzir 100 mil barris de petróleo e gás por dia no campo Peregrino, que fica em águas rasas da bacia de Campos. Duas plataformas de perfuração já estão instaladas no local e no início de 2011 é esperada uma plataforma flutuante de produção, armazenamento e transferência (FPSO) que vai e até lá continua a perfurar poços na área.

O reservatório de Peregrino tem entre 300 e 600 milhões de barris de petróleo recuperáveis e segundo Kjetil Hove, presidente da Statoil no Brasil, o sul da área tem potencial para desenvolvimento de outro sistema. Novos investimentos ali vão depender do resultado de dois poços que serão perfurados no próximo ano. Se as melhores suspeitas se confirmarem, serão instalados mais uma plataforma de perfuração e mais uma FPSO. A companhia norueguesa já investiu US$ 5 bilhões no país e não revela valores dos novos projetos.

Ao comentar o novo marco regulatório que será colocado em votação no Brasil e que deverá instaurar o sistema de partilha de produção com campos operados obrigatoriamente pela Petrobras, os noruegueses da Statoil são céticos ainda. Kristiansen frisa que ainda não conhece as condições finais do modelo e por isso não é possível dar uma opinião ainda. De forma genérica, o vice-presidente da Statoil diz que a empresa trabalha com contratos de partilha em vários países, inclusive sendo operadora em alguns que ainda estão em fase exploratória.

O executivo elogiou a Petrobras, que será a única operadora do pré-sal, classificando a brasileira como uma "empresa muito forte" com quem a Statoil troca tecnologias há muito tempo.

Ele pondera que um dos sucessos do modelo norueguês - o qual o Brasil tentou copiar a estatal Petoro, sem sucesso, para adotar seu regime das novas áreas - foi a competição. Kristiansen atribui os bons resultados da Noruega no desenvolvimento da produção de petróleo e gás na parte norueguesa do mar do Norte o fato de qualquer empresa poder ser operadora, o que permitiu ao país ter acesso à melhor tecnologia e a investimentos.

A própria Petoro, que pertence 100% ao governo, já não precisa ser, necessariamente, sócia da sua irmã Statoil e, como também destaca Kjetil Hove, a empresa investe nos projetos como qualquer outro sócio, na proporção de sua participação acionária, o que não é o previsto no caso da Pré-Sal S.A.Valor

0 Comentários em “Statoil mira novas oportunidades no Brasil”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --