domingo, 12 de setembro de 2010

Polícia Pacificadora do Rio terá escola para formar oficiais

Até o final do ano, o prédio que abriga o quartel do Bope (Batalhão de Operações Especiais), na favela Tavares Bastos, no Catete, zona sul do Rio de Janeiro, será transformado na Escola Nacional de Polícia Pacificadora.
A proposta da escola é formar oficiais para a implantação de UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) em todo o país.
Na última semana de agosto, a Polícia Militar firmou parceria com a Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), que vai criar o projeto pedagógico da nova escola de policiais.
Será construída também uma UPP modelo para o treinamento de policiais nas proximidades da escola. De acordo com a Polícia Militar, o custo de implantação da escola ficará em torno de R$ 15 milhões.
O projeto deve ser concluído na próxima semana.
"A Emop (Empresa de Obras Públicas) ainda vai avaliar os custos, mas calculamos o valor pensando na modernização das instalações, implantação de tecnologias e meios didáticos", disse o comandante da Polícia Pacificadora do Estado, coronel Robson Rodrigues da Silva.
Para levar a ideia adiante, no entanto, será preciso aguardar a transferência da sede do Bope para o quartel desativado do 24º BIB (Batalhão de Infantaria Blindada) do Exército, em Ramos, entre o complexo da Maré e a favela Roquete Pinto, na zona norte da cidade.


Em visita ao Rio de Janeiro há duas semanas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o modelo das UPPs criado no Rio será implantado "nos próximos anos" em todo o país. A UPP é a principal bandeira do governador Sérgio Cabral Filho (PMDB), aliado de Lula e candidato à reeleição.
"Teremos programas de como montar uma Unidade de Polícia Pacificadora, mas é lógico que vamos respeitar as peculiaridades locais. Há muita similaridade em alguns lugares do Rio e de São Paulo, por exemplo, onde poderiam ser instaladas UPPs, mas cada gestor vai compreender o que se faz aqui e aplicar o que for necessário", disse o coronel Silva.

0 Comentários em “Polícia Pacificadora do Rio terá escola para formar oficiais”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --