quarta-feira, 7 de abril de 2010

Acesso à internet nas residências cresce em 2009

Os brasileiros voltaram a acessar mais a internet de casa do que em lanhouses em 2009. Isso ocorreu graças ao aumento do número de lares com computadores e com acesso à conexão de banda larga. Esses foram alguns resultados da 5ª Pesquisa Sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil (TIC Domicílios 2009), realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br).

De acordo com o levantamento, o percentual de domicílios com computador saltou de 28% para 36% na área urbana e de 25% para 32% no país. O uso da internet em casa também cresceu, de 20% para 27% nas áreas urbanas e de 18% para 24% em todo o país. "Foi um crescimento expressivo e a evolução ao longo dos anos leva a crer que a expansão em 2010 será ainda maior", afirmou o gerente do CETIC.br, Alexandre Barbosa.

Conforme a pesquisa, do total de usuários da internet, 48% acessaram a internet de casa, contra 42% no ano anterior. O percentual de brasileiros que fizeram uso das lanhouses, por sua vez, ficou em 45%, três pontos percentuais abaixo da medição de 2008. "Em 2007 e 2008 o país vivenciou um crescimento expressivo das lanhouses, mas com o aumento de lares com computador em casa, a tendência se inverteu", avaliou o gerente do CETIC.br, Alexandre Barbosa.

No ano passado, 34% dos domicílios possuíam computador de mesa e 5% contavam com um portátil (notebook ou netbook). No ano anterior, 27% dos lares possuíam um desktop e 3%, um computador portátil. Conforme a pesquisa, o aumento mais expressivo ocorreu no uso de notebooks. Sua adoção nos lares da classe A passou de 35% para 48%. O outro fator que contribuiu para o aumento do acesso nas residências, observou Barbosa, foi a maior adoção da conexão de banda larga - mais veloz que o acesso discado - , que passou de 58% em 2008 para 66% dos domicílios no ano passado. "Existe uma concentração do uso nas classes A e B, mas a população com renda mais baixa também está adotando mais esse tipo de conexão", observou Barbosa.

A maior adoção da banda larga também o uso de telefone fixo voltar a crescer. De acordo com o levantamento, 44% dos lares contavam com o serviço de telefonia fixa no ano passado, contra 40% no ano anterior.

O uso dos serviços de comunicação móvel também aumentou em 12%, totalizando 63% da população. O índice de pessoas que utilizam o plano pré-pago chegou a 90%. O gerente do CETIC.br, observou, porém, que o uso da internet no celular ficou estagnada. "A classe A teve aumento significativo na adoção, de 14% para 23%. A classe B ficou estável em 10% e as demais tiveram queda, porque o serviço ainda tem custo muito elevado."

0 Comentários em “Acesso à internet nas residências cresce em 2009”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --