quarta-feira, 28 de abril de 2010

Confiança do consumidor tem maior alta desde junho do ano passado

A resistência da economia brasileira à crise econômica global contribuiu para o avanço de 3,5% da confiança do consumidor entre março e abril, no maior crescimento desde os 5% de junho de 2009. Com isso, o nível de 115,3 pontos do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) representou o ponto mais alto desde o recorde de 119,9 pontos em março de 2008.

Para Aloísio Campelo, economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), o ICC de abril mostra que, depois de um período de incerteza na virada do ano, o consumidor brasileiro se mostra confiante em consequência dos bons resultados da economia do país no pós-crise.

O aumento da confiança em abril foi impulsionado pelo Índice da Situação Atual (ISA), que pulou de 121,8 pontos em março para 125,2 pontos em abril, novo recorde da pesquisa, iniciada em 2005. Para a Situação Atual da Economia Local, o resultado de 91,3 pontos, embora ainda demonstre pessimismo, foi o melhor desde os 92,8 pontos de janeiro.

Já o outro componente do ISA, a Situação Atual Financeira da Família, atingiu 110,8 pontos, novo recorde, retratando o comportamento de variáveis como a queda da inadimplência e os bons indicadores de emprego.

O Índice de Expectativas (IE) fechou abril com 110,1 pontos e, se não se aproximou do recorde de 118,8 pontos de dezembro de 2007, mostrou o melhor resultado desde os 110,3 pontos de novembro do ano passado. Entre os três componentes do IE, a Situação da Economia Local Futura mostrou que apenas 8,9% dos entrevistados acreditam na piora do cenário nos próximos seis meses.

0 Comentários em “Confiança do consumidor tem maior alta desde junho do ano passado”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --