terça-feira, 25 de maio de 2010

PSB e PCdoB aliam-se ao PT gaúcho

O pré-candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, garantiu ontem a coligação com o PSB e o PCdoB na chapa majoritária para a eleição de outubro. A aliança foi anunciada exatamente uma semana depois que o deputado federal do PSB, Beto Albuquerque, havia desistido da candidatura própria e deflagrado uma corrida pelo seu apoio entre petistas e pemedebistas.

O acordo reforça a posição de Genro, que na última pesquisa do instituto Vox Populi, divulgada sexta-feira passada, obteve 32% das intenções de voto, contra 27% do pré-candidato do PMDB, José Fogaça. Já Albuquerque alcançou 7%, enquanto a governadora Yeda Crusius (PSDB) somou 10%. O PSB tem 12 prefeitos, enquanto o PT comanda 61 dos 496 municípios do Rio Grande do Sul.

A decisão anunciada ontem também reproduz o apoio nacional do PSB e do PCdoB à pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. Já na eleição para a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa PSB e PCdoB concorrerão coligados entre si no Rio Grande do Sul, sem a companhia dos petistas.

O acordo inclui a indicação do ex-deputado estadual e ex-prefeito dos municípios de Cristal e São Lourenço do Sul, Beto Grill, do PSB, como vice de Genro, já que Albuquerque prefere concorrer à reeleição. O PCdoB poderá ficar com a segunda vaga para o Senado (a primeira é do já senador petista Paulo Paim) e também conta com a possibilidade de receber o apoio do PT na disputa pela prefeitura de Porto Alegre em 2012.

O possível apoio ao PCdoB em Porto Alegre foi admitido por Genro na semana passada e confirmado ontem pelo secretário-geral e coordenador executivo da campanha do PT no Estado, Carlos Pestana. "A possibilidade está na mesa", reforçou o presidente estadual do PCdoB, Adalberto Frasson, que considerou "importante" a sinalização de uma "nova relação sem hegemonia" do PT com outros partidos menores de esquerda.

Ontem o diretório estadual do PP também confirmou a coligação com o PSDB no Estado, assim como já havia anunciado que vai apoiar o pré-candidato tucano à Presidência, José Serra. O partido aceitou a proposta do PSDB, que inclui a indicação do vice na chapa de Yeda (possivelmente o deputado federal Vilson Covatti), uma vaga para o Senado e a aliança na eleição para deputado federal. A disputa para a Assembleia ficou de fora do acordo. O PP tem 149 prefeitos no Estado e os tucanos, 20.

0 Comentários em “PSB e PCdoB aliam-se ao PT gaúcho”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --