sexta-feira, 21 de julho de 2006

Garotinho e a máfia dos combustíveis


Nos bastidores do poder


Mais acusações (gravadas) contra Anthony Mateus

Envolvimento com a máfia dos combustíveis


Poucos governadores podem se orgulhar de terem sido tão acusados, antes, durante e depois do governo como Anthony Mateus. Favorecimento, enriquecimento ilícito, pagamento de mais de 300 estações de rádio no Brasil inteiro para a campanha eleitoral, fatos e mais fatos impressionantes e não desmentidos.

Até José Dirceu se enfileirou entre os que acusaram Anthony Mateus com números, dados e referências. O ex-poderoso chefe da Casa Civil de Lula afirmou: "O ex-governador Garotinho está gastando 30 milhões (não falou a moeda) na pré-campanha. E se sair candidato a presidente, gastará 150 milhões". Anthony Mateus afirmou: "Vou processar José Dirceu". Até agora, nada.

O jornal O Globo despejou (a palavra é essa) em cima do ex-governador inacreditáveis e irrefutáveis acusações, que levaram dias sendo publicadas. Páginas e mais páginas diárias, com manchetes e chamadas na Primeira. Não podendo desmentir o jornal, o ex-governador engendrou o show da "greve de fome", que acabou por desmoralizá-lo. (Mais ainda?).

Agora é o Correio Braziliense que se coloca nessa central de acusações, com algumas ainda mais graves. A matéria, excelente, é assinada pelo repórter Amaury Ribeiro Jr. O título da reportagem de página inteira: "GRAVAÇÕES ENVOLVEM GAROTINHO". E são tão graves que provocaram reunião com assessores especialíssimos e advogados não tão especiais do próprio ex-governador.

É impossível publicar tudo. Mas vejamos alguns fatos. Que segundo o repórter e o jornal foram estabelecidos em gravações feitas pela Polícia Federal, que investigava conversas de integrantes da chamada "máfia dos combustíveis". Nessas gravações, aparecem inúmeras citações do ex-governador. Amaury Jr. e o Correio Braziliense, seguindo a boa prática e rotina jornalística, tentaram ouvir o ex-governador. Que declarou: "Não quero comentar".

1 - São 26 CDs com gravações feitas pela Polícia Federal.

2 - A investigação era exclusiva para apurar a ação da "máfia dos combustíveis".

3 - Nessas gravações, "conteúdos explosivos sobre o Palácio Guanabara". (Textual da matéria).

4 - "Os bastidores das gravações revelam conversas de Garotinho, o então chefe de Polícia do Rio e lobistas e policiais presos e condenados". O jornal não omite uma linha nem se excede na transcrição das gravações.

5 - Da gravação: "Está sendo negociada concessão especial para isentar de impostos uma distribuidora de combustível".

6 - E logo a seguir: "Isso acabou por abrir a torneira para os mafiosos dos combustíveis sonegarem impostos, mediante o pagamento de propina". São revelações impressionantes, "concessões" que têm que vir "lá de cima".

7 - Mais adiante, o personagem gravado confessa: "Não sabemos o valor da propina que o ex-governador quer cobrar". Falam com desembaraço, sem constrangimento, ligam propina e governador com a maior tranqüilidade.

8 - O homem gravado (que depois falou com o Correio Braziliense) garante: "Vai haver uma reunião, possivelmente na CASA DO GAROTINHO. Fiquem atentos, pois, quando tiver que ser feito o negócio, tem que saber o valor da propina do ex-governador, para que o LUCRO NÃO SEJA PEQUENO".

9 - É muita coisa, terminamos com a afirmação do repórter e do jornal: "A polícia não se interessou nem mesmo em saber o nome do lobista. E ainda retirou trechos e alterou pontos da gravação".

Essa é mais uma contribuição para a biografia do ex-governador que pretendia ser presidente da República. Nunca teve a menor chance. Foi por isso que teve a legenda negada pelo PMDB? Acredito que foi por isso, mas principalmente pelo "conjunto da obra". Volumosa e exuberante.

PS - Dos deputados acusados na CPI dos sanguessugas, 13 são do Estado do Rio. Ficou provado: a corrupção é contagiosa, não existe plano de saúde capaz de evitar a contaminação.



0 Comentários em “Garotinho e a máfia dos combustíveis”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --