quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Técnicos garantem que não há risco de apagão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou celeridade do governo no cumprimento dos prazos para licenciamento ambiental e de construção de novas usinas, durante reunião de ontem pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Com os problemas enfrentados pelos setor aéreo, Lula teme perder o controle dos gargalos de outras setores de infra-estrutura. Foi a primeira vez que o presidente participou do encontro do CNPE.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner, os técnicos do governo tranqüilizaram o presidente quanto ao risco de racionamento de energia, mas Lula pediu uma nova reunião para acompanhar a evolução dos projetos. Hubner disse que o risco de racionamento, até 2011, está abaixo dos 5%, o que é considerado aceitável. Depois desse prazo, o governo tem projetos de investimentos que irão suprir a demanda do mercado.

Estudo realizado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) diz que o risco de racionamento até 2011 é de 4,8% se o PIB crescer a uma média de 4,8% ao ano, o que elevaria em 5,5% a demanda de energia. O fato de os reservatórios de água do País estarem perto dos 80% de capacidade ajuda no prognóstico. O presidente da ONS, Hermes Chipp, disse que a previsão é de que sejam necessários acrescentar 16 mil MW ao sistema até 2011, dos quais já foram contratados 7,4 mil MW em leilão. O restante será preenchido pela venda de 1,4 mil MW nos próximos leilões e por futuras novas usinas.

Chipp disse que a garantia da ONS está ancorada no cumprimento do cronograma de investimentos, na contratação dos próximos leilões e no cumprimento de Termo de Compromisso da Petrobras com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para garantir o abastecimento de gás para as térmicas. Hubner afirma que o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, garantiu que a estatal cumprirá o compromisso com a Aneel de atender a demanda de gás, que hoje é de 2,2 mil MW e deve chegar a 6,8 mil MW até 2011.

Conde presidirá Furnas

O novo presidente da Furnas Centrais Elétricas será Luiz Paulo Conde. O nome do ex-prefeito do Rio foi confirmado ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que contou com a participação de Lula. A indicação de Conde terá que passar pelo conselho da estatal, o que deve ocorrer na próxima semana.

0 Comentários em “Técnicos garantem que não há risco de apagão”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --