terça-feira, 1 de agosto de 2006

“Sem perder nunca a ternura, temos que responder à altura”


Lula: “oposição é desaforada e não tem moral para nos atacar”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou no último domingo, em Florianópolis, que “a oposição é desaforada e não tem moral para nos atacar”. “Não vamos levar desaforo para casa”, prosseguiu. “Não permitiremos que alguns que nunca foram éticos na política brasileira tentem jogar para cima do PT uma coisa que prezamos”, defendeu. “Neste debate, sem perder nunca a ternura, temos que responder à altura”, acrescentou Lula.

PUNIÇÃO

No ato, realizado no Centro de Convenções de Florianópolis, e que reuniu mais de três mil pessoas, Lula seguiu desmantelando a demagogia da oposição tucano-pefelista: “Eles não podem querer se comparar com o nosso governo na questão ética nem em nenhuma outra área”.

Ele ressaltou que nunca tolerou nenhum tipo de impunidade e que se manterá fiel a esse compromisso. “Nunca punimos inocentes. Mas nunca inocentamos culpados”, enfatizou. “As falhas e os erros cometidos em governos anteriores são bem maiores. Quem errou tem que ser punido”, prosseguiu Lula, acrescentando que “a oposição ofende o tempo todo, mas não é capaz de mostrar o que fez melhor que nós”.

Criticando o que chamou de campanha difamatória contra o governo, o presidente afirmou que o escândalo dos sanguessugas é um exemplo de como algumas informações têm sido distorcidas. “Na verdade, fomos nós que, através da Controladoria Geral da União, iniciamos as investigações. A própria CPI dos Sanguessugas está fazendo o seu trabalho a partir de um relatório produzido pelo governo federal. Quer dizer, estamos investigando todo o caso e fornecendo os elementos para que os culpados sejam punidos”.

O presidente lembrou também que, no mesmo caso dos sanguessugas, as investigações apontam para o envolvimento de “mais de cem prefeitos do PSDB e do PFL” e reafirmou que não admitirá nenhum tipo de impunidade. “Prova disso”, recordou o presidente, “são as operações que a Polícia Federal tem realizado em todo o país. A Polícia Federal tem desmantelado quadrilhas que operavam desde a década de 90 e nunca haviam sido incomodadas por governos anteriores”, denunciou.

No ato, o presidente recebeu o apoio das lideranças da juventude de Santa Catarina. O “Comitê Suprapartidário Lula Presidente”, composto pela Juventude do PT (JPT), Juventude Revolucionária 8 de Outubro (JR8) e União da Juventude Socialista (UJS), redigiu um manifesto de apoio à reeleição, assinado por 39 dirigentes de entidades estudantis do Estado. O documento foi entregue por Eduardo Foschiera, da JPT, Diego Selau, da UJS e por Armando da Cruz, da JR8. O texto afirma que “apostar na juventude é investir no Brasil”. “Estamos diante da oportunidade e de um momento de continuar aprofundando as mudanças no Brasil. O sonho das mudanças da maioria do povo brasileiro concretizou-se na eleição de Lula e estas eleições vão definir se o novo ciclo de desenvolvimento irá continuar mudando esse país”, enfatiza o documento.

No sábado à noite, em comício realizado em Porto Alegre, Lula disse que debate com a oposição sobre qualquer assunto. “Quero debater qualquer tema. Educação, saúde, geração de empregos, economia. Aí vamos ver se tem comparação entre o que este governo realizou e o que eles realizaram”, afirmou Lula, arrancando aplausos do público que lotou o ginásio Gigantinho.

Em outro comício, na cidade de São Leopoldo, na tarde do sábado, Lula afirmou também que a principal característica de um segundo mandato será o “desenvolvimento com geração de emprego e distribuição de renda”. Ele lembrou que o seu governo já avançou muito nessa direção, mas poderá avançar ainda mais nos próximos quatro anos em função da estabilidade econômica, dos projetos de infra-estrutura em andamento e do processo de distribuição de renda e de geração de empregos que está promovendo a maior inclusão social do país em décadas”.

Para Lula, as mudanças em curso no Brasil se explicam em função do governo “ter compromisso com todos, principalmente com aqueles que mais precisam. E governar bem é saber escolher prioridades e ter compromisso com o povo”, destacou. “Fora o momento em que Getúlio Vargas criou a CLT, garantindo os direitos dos trabalhadores, nunca um governo esteve tão próximo do povo”, disse Lula.

O presidente enumerou os investimentos e as ações que a sua administração tem realizado para oferecer uma educação pública de qualidade em todos os níveis de ensino e completou: “Estamos preparando o Brasil para sair da lista de países emergentes e entrar na lista dos países efetivamente desenvolvidos. E esse salto se dará principalmente através da educação e do desenvolvimento econômico com inclusão social”.

CRÍTICAS

Depois de citar os grandes projetos de infra-estrutura em andamento em várias regiões do país e as pesquisas com biodiesel e o H-BIO, entre outras que estão fazendo o “Brasil se tornar uma grande potência energética”, Lula dirigiu novas críticas à oposição: “Eles estão incomodados com o que fizemos até agora para o Brasil avançar. E vão ficar ainda mais quando perceberem a dimensão do que faremos nos próximos quatro anos”.

0 Comentários em ““Sem perder nunca a ternura, temos que responder à altura””

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --