A DHL Express, a maior empresa de remessas expressas do mundo, está de olho no mercado brasileiro. Presente no País há mais de 30 anos, a empresa espera aumentar o volume de entregas rápidas, que no ano passado somou 3,5 milhões de remessas, 15% superior ao movimentado em 2006.
"A grande oportunidade atualmente é o mercado interno, que é dez vezes maior que o transporte internacional. O mercado doméstico amadureceu muito e a logística se tornou muito importante para o crescimento de qualquer empresa. E é ai que a DHL se encaixa com soluções customizadas", disse o presidente da DHL Brasil, Joakim Thrane. Segundo ele, o potencial do mercado brasileiro para a DHL é de US$ 1 bilhão. "Com o crescimento da economia, as pessoas estão comprando mais pela internet. É um mercado que cresce muito e com ele as entregas expressas", disse Thrane, que acrescenta que a estimativa de elevação do comércio eletrônico no Brasil este ano é de 40%. "Já temos contrato com a Americanas.com, que está entre as maiores empresas deste setor", ressaltou o executivo.
Mercado de informática
O mercado de informática também é atrativo, segundo o executivo. Thrane informou que além das entregas de peças para computadores e equipamentos, a empresa desenvolve a logística reversa. "Atendemos o cliente final quando o equipamento que ele comprou tem algum problema. Isso é uma forma de fidelização". Outra atividade nos planos de expansão da DHL é o mercado de distribuição de amostras de remédios para médicos. "A nossa estratégia é fortalecer a operação local. Todas as oportunidades de aquisição que têm a ver com operação doméstica não serão descartadas. A meta é chegar em 2011 com faturamento três vezes maior do que temos hoje e para isso temos que avaliar tudo até porque queremos ser líder também no mercado interno", ressaltou o executivo. Hoje, a DHL conta com 800 funcionários no País e uma frota de 200 veículos.
Crescendo na região
Thrane disse ainda que em mercados emergentes como o Brasil o crescimento do faturamento é de no mínimo dois dígitos. "Geralmente a DHL cresce em torno de duas vezes as riquezas dos países que atua e em mercados emergentes este aumento é ainda maior", afirmou.
Com grandes divisões na América Latina, Brasil e México, a DHL, segundo o executivo, deve aumentar a participação ainda mais na região. "Na América Latina atuamos em 49 países e o crescimento é em torno de 15% ao ano e o Brasil é um dos mercados que mais puxam esta elevação", ressaltou Thrane
Novos serviços
Os novos serviços de entrega expressa com horário pré-estabelecido são o DHL Express 10:30 e DHL Express 12:00. Segundo a empresa, os novos serviços são para encomendas e documentos enviados a partir do Brasil com destino aos Estados Unidos às 10h30 e em países da América Latina às 12h. "Isso vai viabilizar o crescimento estimado". Os novos produtos estão disponíveis em mais de 47 pontos de vendas em todo o País.