O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que o Plano Amazônia Sustentável (PAS), lançado na semana passada, prevê a destinação de R$1 bilhão para financiamento de projetos de recuperação de áreas degradadas, e mais R$500 milhões para melhoria do processo de licenciamento ambiental, gestão territorial e zoneamento. Lula destacou a Operação Arco Verde, que destinará recursos para ações emergenciais de fomento às atividades sustentáveis, de ordenamento territorial e de meio ambiente.
- O PAS vai ser uma revolução no tratamento que o governo dará para o desenvolvimento da Amazônia - disse, no programa "Café com o presidente".
Segundo Lula, desde 2003 a preocupação do governo é combinar o desenvolvimento da Amazônia com a conservação ambiental e da biodiversidade. Lula disse que o principal problema é o desmatamento ilegal, mas o governo está implementando "uma forte estratégia de combate a esse tipo de crime".
- O desafio agora é manter o controle sobre as atividades ilegais e criar alternativas concretas para que as atividades econômicas na Amazônia se tornem ambiental e socialmente sustentáveis - disse.