quinta-feira, 3 de novembro de 2005


Denúncias


Mabel busca amplo apoio
Para garantir boa vantagem em votação no plenário, deputado passa o feriado em ligações e produção de carta para parlamentares


O deputado federal Sandro Mabel (PL) começou a articular sua absolvição também no Plenário da Câmara já no dia de ontem. Ele passou o feriado de Finados, de 7 horas às 19 horas, na sede de sua empresa, a Biscoitos Mabel, fazendo ligações para parlamentares. O liberal quer garantir que a última instância da Casa referende a decisão do Conselho de Ética, que pediu, por unanimidade, arquivamento do processo contra ele. “Com isso não se pode brincar, não”, afirma. Ele começou a redigir anteontem carta endereçada a todos os colegas para pedir apoio na votação, que deve acontecer na quarta-feira, 9 de novembro.

O liberal transmite alegria até pela fala. Ele diz que recebeu, após a decisão unânime do conselho, “ligações de uns 150 parlamentares”. Os colegas de Câmara queriam parabenizar e declarar apoio a Mabel. Um dos que quiseram falar com o deputado acusado de oferecer dinheiro para a colega Raquel Teixeira (PSDB) se filiar ao PL foi o líder do PFL na Casa, Rodrigo Maia. “Ele disse: ‘Pode contar com a gente’”, relata Mabel. O pefelista fez a chamada de Nova York, Estados Unidos.

Rodrigo Maia não a única pessoa a ligar do exterior: “Recebi ligações do mundo todo”, diz Mabel. Segundo o deputado, foram 12 ligações internacionais. Ele se lembra de amigos residentes nos Estados Unidos, na Europa, na Venezuela e na Argentina que lhe procuraram para se solidarizar com a decisão. Ao deixar o Congresso, depois da sessão do Conselho de Ética, o liberal se dirigiu à Catedral de Brasília. Ele garante que não era promessa, mas agradecimento. “Vou à missa todo domingo.”

HUMOR – O bom humor que Mabel tinha antes de passar pelos 150 dias de suplício – como ele definiu – provocados pela acusação está de volta. Logo ao atender o telefonema do DM e ser questionado sobre a identidade de quem estava falando, ele confirma: “É o Mabel ao vivo e a cores!” Apesar de toda a alegria, ainda não houve cerimônia de comemoração: “Só depois do dia 9”, quando deve acontecer a votação do relatório de Benedito de Lira (PP-AL) no Plenário.

O liberal diz que ainda não teve tempo para pensar em festa. Mabel trabalha para garantir a aprovação do voto. “Às vezes o deputado não vota em você só porque não pediu”, conta. Daí a carta a todos os colegas e as ligações; para garantir que saibam que ele está atento ao caso.

PRIMEIRO PROCESSO – O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), confirmou ontem que o processo contra Sandro Mabel será o primeiro a ir a votação no plenário, o que deve ocorrer na próxima semana. A data, no entanto, ainda não está definida. Aldo havia dito na noite de terça-feira, 1º, que a votação deveria acontecer no dia 9.

“É preciso cumprir o Regimento Interno, que determina a votação por ordem de chegada. Não há outro critério mais aconselhável do que levar a plenário de acordo com o que for votado pelo Conselho de Ética”, disse o presidente.

O processo aberto no Conselho de Ética pelo PTB contra Sandro Mabel, cujo arquivamento foi aprovado por unanimidade (14 votos a zero), precisa ser votado pelo plenário da Câmara, última instância para as decisões da Casa.

De acordo com o Regimento Interno, o processo será levado a votação depois de decorridas duas sessões da Câmara. Mabel foi acusado de oferecer dinheiro para que a deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO) trocasse de partido, mas foi absolvido por falta de provas.

0 Comentários em “ ”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --