segunda-feira, 12 de dezembro de 2005

Dez ministros podem deixar cargo para disputar eleições

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai antecipar a reforma que será obrigado a fazer na equipe para preencher as vagas de quem disputará as eleições de 2006. Na última reunião ministerial do ano, marcada para a próxima segunda-feira, Lula dará um recado ao time: quem quiser ser candidato a governador, deputado ou senador que se apresente até janeiro. Consultas preliminares feitas pelo presidente indicam que aproximadamente 10 ministros podem sair nessa leva, em meio à mais grave crise política do governo.

Na prática, Lula quer começar 2006 com a equipe que ficará a seu lado até o fim do governo. Se dependesse apenas da Lei Eleitoral, os ministros candidatos poderiam deixar os cargos até o dia 3 de abril, seis meses antes do pleito. Mas o presidente pretende concluir a reforma no máximo em fevereiro, para começar a tratar da sua própria candidatura a um segundo mandato e dos palanques que lhe darão sustentação nos Estados.


De prontidão


Na lista dos ministros que podem sair na reforma para disputar as eleições de 2006 estão ainda Ciro Gomes (Integração Nacional), cotado até para vice na chapa de Lula; Marina Silva (Meio Ambiente); Saraiva Felipe (Saúde); Alfredo Nascimento (Transportes); Paulo Bernardo (Planejamento); Walfrido Mares Guia (Turismo); Patrus Ananias (Desenvolvimento Social); Agnelo Queiroz (Esporte) e José Fritsch (Pesca).


Nos últimos dias, Lula chamou em seu gabinete vários ministros e interlocutores do PT para ouvir opiniões sobre o cenário político-eleitoral. A todos, a pergunta era uma só: "Você vai ser candidato?". O ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, vem sendo pressionado pelo PT para disputar o governo da Bahia, mas Lula tenta segurá-lo no Planalto. Mais: planeja vê-lo no comando de sua própria campanha. "Fique de prontidão!", disse ele a Wagner.


Tarso Genro


Lula também se reuniu com o ex-presidente do PT Tarso Genro, na semana passada. "O presidente pediu que eu ficasse à disposição de ações políticas nacionais e que não estabelecesse nenhum compromisso regional", contou o gaúcho Tarso, que não concorrerá ao governo do Rio Grande do Sul, deixando a vaga para o ex-ministro Olívio Dutra.


Tarso, que foi titular da Educação, pode retornar ao Ministério, mas não no mesmo cargo. Se Wagner sair, seu nome é uma opção para Relações Institucionais. Até agora, porém, está cotado para coordenar o novo programa de governo de Lula, embora essa alternativa não seja vista com bons olhos por Palocci. Motivo: a exemplo da cúpula do PT, Tarso prega um novo modelo econômico e de desenvolvimento.


0 Comentários em “ ”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --