terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Concentração de burrice

Cheguei dia desses em casa e, como de costume, liguei a TV. Estavam reprisando uma entrevista com Tom Zé. Sou fã de umas melodias antigas do baiano. Daquelas do tempo de Estudando o samba. O entrevistador pediu que ele falasse sobre o que mais detestava. A resposta: a burrice. O compositor dizia não entender a elite econômica. Gente que só se preocupa em fazer dinheiro e acumular capital, sem a contrapartida na produção, na criação de empregos e, conseqüentemente, na distribuição de renda.

Tom Zé se exasperava com a burrice desse pessoal. Como não é possível, dizia, eles perceberem que estão tornando o mundo um lugar inabitável? Trancando-se em condomínios de luxo, praias e clubes privados, sem poder sair às ruas? Enquanto isso, a miséria se avoluma pela periferia. E começa a descer o asfalto para apresentar a fatura a quem encontrar pelo caminho. É o que, de certa forma, já ocorre hoje no Rio. E, do jeito que a coisa vai, dia desses os ricaços estarão sitiados. Os carros à prova de bala não darão conta de protegê-los.

É bom que o Brasil e o mundo despertem urgentemente para o flagelo. Claro que a segurança no país está em cacarecos. E o Estado tem de ser cobrado por isso. Mas apenas pôr bandido na cadeia não resolve. São Paulo que o diga. Por isso, é bom que a elite, além de exigir crescimento econômico mais arrojado, pense também em distribuição de renda de forma mais consistente. Em vez de reclamar do dólar barato que prejudica os lucros das exportações, deveria se empenhar em produzir mais, em empregar mais, em aumentar a produtividade.

No meio de tudo isso, dói no coração ver o mau exemplo de senadores e deputados federais ávidos para se locupletarem com o dinheiro dos impostos que pagamos. Vejam o que é o poder. Até parlamentares com comportamento ético exemplar como Aldo Rebelo (PCdoB-SP) deixaram-se seduzir. Em troca do apoio do baixo clero à reeleição para a presidência da Câmara, concordou em endossar a trama pela qual a próxima legislatura ia começar o ano com aumento de 91% nos subsídios. A sociedade reagiu, e eles voltaram atrás. Mas é bom ficar atento. O histórico dos nossos legisladores, assim como o da nossa elite, não inspira confiança.

0 Comentários em “Concentração de burrice”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --