terça-feira, 24 de agosto de 2010

A lição de Neymar


No fim de semana, o Santos voltou a vencer, com gol e passe de Neymar. O jovem craque da Vila Belmiro tinha tudo para já estar com o passaporte carimbado para a Europa, onde ganharia fortunas atuando em algum dos mais badalados campeonatos do planeta.

Ele já havia recebido, como se sabe, uma proposta milionária do Chelsea, da Inglaterra. E não faltariam interessados em contar com o grande futebol desse rapaz de 18 anos.

O menos provável, no entanto, aconteceu. O Santos conseguiu apresentar um projeto capaz de manter Neymar no Brasil.

O clube da Baixada propôs um plano de carreira para um contrato de cinco anos. E funcionou.Segundo o presidente do Santos, que merece aplausos, não foi só dinheiro no bolso que pesou.

Foi um pacote no qual o jogador fica no seu país, na sua cidade, ganha muito bem e tem a chance de ganhar muito mais depois. Afinal, ele tem tudo para se firmar como um ídolo da seleção. Também ajudou na decisão o fato de a Copa ser aqui no Brasil, em 2014.

É um caso que deveria servir de exemplo. Se os clubes brasileiros fossem administrados de maneira honesta e profissional, seria mais fácil manter as grandes promessas. Poderiam até sair, mas não todas e não tão cedo.

O problema é que a mentalidade de muitos dirigentes é mesquinha. É gente que só pensa em dinheiro no curto prazo. Quer vender o Mickey em vez de fazer uma Disneylândia.

No caso de Neymar, se tudo der certo, como deve dar, vai ficar provado que dá para ser diferente. Com isso ganham todos, a começar pelo torcedor e pelo futebol brasileiro.

0 Comentários em “A lição de Neymar”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --