segunda-feira, 6 de outubro de 2008

João da Costa, do PT, vence eleição


As pesquisas foram comprovadas: o deputado estadual de Pernambuco, o petista João da Costa venceu ontem a eleição para prefeito do Recife, em primeiro turno, mesmo disputando sub judice, após a cassação da sua candidatura, em primeira instância, por denúncias de abuso econômico e político. O candidato do atual prefeito do Recife, João Paulo, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos e do presidente Lula, obteve 54% dos votos válidos, deixando em segundo lugar o ex-governador de Pernambuco, Mendonça Filho, do DEM, com 24%. O candidato do PMDB, o deputado federal Raul Henry, ficou em terceiro, com 16%. Os candidatos do PSC, o também deputado federal, Carlos Eduardo Cadoca, e Edílson Silva, do PSOL ficaram em terceiro e quarto lugar respectivamente com 3% dos votos. A candidata Kátia Telles, do PSTU não obteve votação.

A eleição foi considerada tranqüila no Recife, com pouca gente nas ruas que, ao contrário de outros pleitos, não tinham a forte presença da militância petista nas praças e esquinas, empunhando bandeiras, nem santinhos e panfletos cobrindo o asfalto. O principal problema ocorreu nas cabines de votação: 325 das 18 mil urnas do Estado, segundo o Tribunal Eleitoral de Pernambuco (TRE), apresentaram defeito e tiveram que ser substituídas. Em duas seções, na cidade de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, e no bairro recifense do Parnamirim, a eleição foi realizada com cédulas de papel.

Eleito, João da Costa, aguardará a decisão da desembargadora Margarida Cantarelli, da cúpula do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, sobre o recurso dos seus advogados contra a cassação da candidatura pelo juiz da 8ª. Zona Eleitoral do Recife, Nilson Nery. "Acho que cumpri a tarefa que o partido me deu", diz Costa em entrevista coletiva ontem.

Mantida a decisão, os advogados do PT prometem recorrer ao TSE a fim de garantir que o prefeito eleito possa governar o Recife. A previsão do presidente do TRE, é que a sentença da desembargadora deva sair ainda até o final de 2008.

0 Comentários em “João da Costa, do PT, vence eleição”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --