sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Justiça condena ex-governador tucano a ficar inelegível por três anos


O ex-governador do Tocantins José Wilson Siqueira Campos (PSDB) foi condenado a ficar três anos inelegível e a pagar multa por difamar o atual governador do Estado, Marcelo Miranda (PMDB).

Em 2006, quando os dois disputavam o governo estadual, Siqueira disse a um jornal que Miranda era "o homem da construção da casa da amante, da construção das casas dos parentes, luxuosas, suntuosas".

Cabe recurso. A pena inicialmente era de seis meses de detenção, mas foi substituída pelo pagamento de 15 salários mínimos de multa. O período de inelegibilidade começa a contar a partir do cumprimento da pena, segundo a sentença.

A juíza responsável pelo caso, Silvana Parfieniuk, considerou que as declarações de Siqueira atingiram a reputação do governador e foram feitas com a intenção de manchar a imagem do adversário e de obter votos nas eleições daquele ano.

Depois de o ex-governador não comparecer a audiências, a Defesa Pública foi nomeada para defendê-lo.

Siqueira Campos, 80, governou o Estado por três mandatos, mas foi derrotado em 2006 por Miranda, seu antigo afilhado. Autor das emendas que resultaram na fundação do Tocantins, nos anos 80, Siqueira é até citado no hino do Estado.

A defesa diz que ele é inocente e que vai recorrer. Também reclama que a nomeação de um defensor público para o processo foi irregular e "cerceou" a defesa do ex-governador

0 Comentários em “Justiça condena ex-governador tucano a ficar inelegível por três anos”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --