segunda-feira, 6 de outubro de 2008

PMDB e PT se enfrentam no 2º- turno na capital baiana


A acirrada disputa no primeiro turno pela prefeitura de Salvador, sinalizadas pelas pesquisas de intenção de votos, se confirmou nas urnas. Com 97% dos votos apurados o atual prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), com 30,92% e o deputado federal Walter Pinheiro (PT), com 30,07% dos votos válidos, são os dois candidatos que se confrontarão na etapa final das eleições, no próximo dia 26. O deputado federal ACM Neto (DEM), que liderou as pesquisas por quase toda campanha, acabou de fora do segundo turno, com 26,7%. O ex-prefeito Antonio Imbassahy (PSDB), terminou na quarta posição com 8,37%. Já Hilton Coelho (Psol), terminou com 3,94.

O atual prefeito João Henrique Carneiro, logo que foi confirmado no segundo turno, disse que iria buscar o apoio de todos os eleitores que não votaram nele. Destacou o apoio que recebeu do ministro Geddel Vieira Lima. Eleito em 2004 pelo PDT, mas depois transferindo-se para o PMDB, João Henrique disse que a mudança de partido significou uma guinada em sua gestão, que se refletiu no resultado de ontem. Geddel, por sua vez, estava esfuziante com a vitória. Adiantou que ainda não iria buscar o apoio dos candidatos que ficaram de fora do segundo turno.

O governador Jaques Wagner (PT) avaliou que o resultado de Salvador ratificou a satisfação do eleitorado com o projeto do presidente Lula. Com dois aliados no segundo turno, Wagner disse que Lula não deverá se abster de apoios em Salvador. O governador, no entanto, disse que poderia subir no palanque de Pinheiro no caso de Geddel subir no de João Henrique. Na avaliação do cientista político Paulo Fábio, a disputa do segundo turno entre o atual prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) e o deputado federal Walter Pinheiro (PT) é o cenário mais instigante para a política baiana. "O confronto entre os dois aliados desatrela a política de Salvador da polaridade entre petistas e democratas. Estimula o surgimento do PMDB como terceira via e o PT como uma liderança mais autônoma". Para ele, a não passagem de ACM Neto para o segundo turno não sinaliza que o Democratas está morto. "Neto agregou o grupo que vinha se esfacelando e teve um bom desempenho na campanha".

0 Comentários em “PMDB e PT se enfrentam no 2º- turno na capital baiana”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --