quarta-feira, 29 de abril de 2009

Joaquim Barbosa recebe apoio de procuradores de GO


O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, recebeu ontem a solidariedade dos procuradores da República do estado de Goiás. O procurador Hélio Telho Correa fez um pronunciamento de apoio em referência à discussão entre o ministro e o presidente do STF, Gilmar Mendes, na sessão de quarta-feira.

O procurador goiano disse do "apreço" de seus colegas estaduais pelo ministro, por ter "dito aquilo que precisava ser dito". O procurador fez as declarações durante a rodada de palestras, no auditório da Justiça Federal, sobre improbidade administrativa e candidaturas eleitorais.

Durante a sessão do dia 22, sobre um recurso que tratava a criação do sistema de seguridade no Paraná, uma divergência entre os dois ministros acabou em discussão. Joaquim Barbosa acusou Gilmar Mendes de "destruir a credibilidade do Judiciário brasileiro" e de manter capangas em Mato Grosso. "Vossa Excelência não tem condições de dar lição a ninguém", afirmou Mendes.

Ao falar no encontro da Justiça Federal, Joaquim Barbosa comentou que a morosidade e a imprecisão da legislação brasileira permitem que pessoas se candidatem a cargos eletivos mesmo tendo em curso processos na Justiça. A restrição só ocorre se o candidato tiver sido condenado por crime eleitoral.

Pouco depois das declarações, Joaquim Barbosa pediu para se ausentar. Ele não falou à imprensa e saiu escoltado por seguranças. Ele está licenciado do tribunal para tratamento de coluna e só deverá voltar ao plenário do STF nas sessões da próxima semana. Em entrevistas dadas à imprensa após a discussão, tanto Barbosa quanto Mendes declararam que o episódio está superado.

0 Comentários em “Joaquim Barbosa recebe apoio de procuradores de GO”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --