quarta-feira, 15 de abril de 2009

Pior da crise financeira mundial já passou, afirma Lula


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que acredita que o pior da crise financeira internacional já passou. Ele visitou, na noite desta terça-feira, a sétima edição do Latin America Aero & Defense (Laad), no Riocentro, zona oeste do Rio de Janeiro. "Eu acho que o pior efetivamente já passou. Eu trabalho com essa hipótese, eu trabalho quase que com essa convicção", disse.

"A gente nunca sabe se o pior já passou, porque a gente ainda não tem conhecimento do total do rombo que a crise causou nos chamados países ricos. Eu acho que o pior que aconteceu na crise foi no mês de dezembro, quando quebrou o Lehman Brothers e outros bancos na Europa quebraram", afirmou. "Foi exatamente nos meses de novembro e dezembro que o crédito desapareceu. Agora o crédito voltou a aparecer", completou.

Segundo Lula, o consumo das famílias brasileiras continua grande e vários setores da economia, como o de combustíveis e derivados e o automobilístico, estão voltando a ter um bom desempenho.

Ele lembrou que a Caixa Econômica Federal contratou em 2009 o dobro do que o mesmo período do ano passado, mesmo sem o projeto de habitação popular "Minha Casa, Minha Vida", que prevê a construção de 1 milhão de casas em todo o País.

O presidente apontou a recente reunião do G20 como um dos fatores que estão colaborando para a retomada de fôlego nas finanças mundiais. "Eu concordo que há sinais de muito otimismo no mundo inteiro. Eu penso que a reunião do G20 produziu um efeito psicológico muito grande na economia mundial, porque todos os países se deram conta de que os dirigentes políticos que dirigem as nações estão preocupados em resolver os problemas".

Lula completou dizendo que se surpreendeu com o País e com as medidas corajosas e arrojadas tomadas pelo governo federal.

A feira bienal no Riocentro reúne setores de defesa e segurança da América Latina, entre fabricantes, diplomatas e profissionais de segurança entre os 14 e 17 de abril

0 Comentários em “Pior da crise financeira mundial já passou, afirma Lula”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --