domingo, 20 de setembro de 2009

Delfim: ‘Lula salvou o capitalismo’

Para o ex-ministro Delfim Netto, o capitalismo deve aos programas oficiais de distribuição de renda a sua sobrevivência no país em meio à crise global. “Ele (Lula) mudou o país de forma importante, de forma a salvar o capitalismo”, disse Delfim. “Não há mercado sem Estado forte”, acrescentou.

Entrevista publicada pela Revista Eletrônica Poder, de Joyce Pascowitch, o ex-ministro Delfim Netto diz que o capitalismo deve aos programas oficiais de distribuição de renda a sua sobrevivência no país em meio à crise global. Leia a declaração de Delfim:

“Lula tem uma inteligência absolutamente privilegiada. Eu acho que o Lula salvou o capitalismo brasileiro. Os economistas têm um vício terrível, de ignorar a distribuição de renda. O capitalismo é uma competição, uma guerra. O que você exige de mínimo para uma corrida ser honesta? Que todos tenham duas pernas. Construir um mecanismo que aumente a igualdade de oportunidades (programas de transferência de renda, como o Bolsa-Família) é fundamental para dar moralidade ao capitalismo. Se você não combinar esse sistema com o sufrágio universal, com a urna, termina muito mal.

O Lula conseguiu um fato elementar: aumentar a igualdade de oportunidades. É preciso que todos tenham a mesma oportunidade, senão vamos criar dois países. Isso não é garantia de resultado: é garantia de honestidade do ponto de partida. O homem é ele e suas circunstâncias, como dizia o nosso companheiro Ortega y Gasset.

A idéia de que (os programas sociais) é assistencialismo é verdade. Só que é um assistencialismo que está montando uma porta de saída. É um assistencialismo que condiciona a educação, e agora, quando estende para as pessoas de 15 a 17 anos, está tentando colocar essa gente no mercado de trabalho. Há uma mudança de concepção. Essa é que é a contribuição do Lula. O Lula é um sobrevivente. O Lula é o Darwin andando. É um processo da seleção natural mesmo, e com uma vantagem: nunca leu Karl Marx.

Não adianta estar com ilusão: quando você entrega tudo para o economista, faz uma política economicista, sem levar em conta esses aspectos (as desigualdades), vem a urna e corrige. Nem (Hugo) Chávez, nem (Evo) Morales, nem (Rafael) Correa são acidentes. São tentativas de correções. O problema é que o sufrágio universal não garante correções na direção certa.”

1 Comentários:

  • terça-feira, 19 julho, 2011
    Zé Victor Disse:

    Primeiro um comentário sobre o seu perfil. Alguém que que faz questão de dizer que defende o Lula e não o PT e nem nenhum de seus políticos, pode ter tudo, menos "consciência política". O PT que aí está, com todos os políticos que ali ainda permancecem, é, sobretudo, uma criação do Lula. Já se vê que sou contra suas ideias, mas tentarei não ser agressivo. Afinal, se quer opiniões apenas favoráveis, não fosse se expor assim, publicando suas ideias num blog.
    Sobre a matéria que postou aqui, percebo logo o porquê de sua defesa intransigente desse "Darwin andando com a vantagem de nunca ter lido Marx": mais do que um entusiasta da "distribuição de renda" (não digo do "aumento da igualdade de oportunidade" porque isso é piada do homem que fez crescer o bolo, mas jamais o distribuiu), você é um salvacionista do capitalismo. Desse mesmo capitalismo que está nas origens do mal que tenta agora atenuar com medidas assistencialistas (e não se sabe até quando, quer dizer, até quando a bolsa dos banqueiros apertar...). Aliás, não foi Lula quem, todo orgulhoso, não andou por aí (darwinianamente) declarando o quando era bom que os banqueiros estivessem ganhando dinheiro? Que evolução em relação ao Lula (e ao PT) de antigamente!

    delete

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --