quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Pelo Senado, Chalita deixa PSDB e se filia ao PSB

Depois de construir sua carreira política no PSDB, o vereador paulistano Gabriel Chalita sela hoje em Brasília sua filiação ao PSB. O anúncio oficial deve ocorrer em um entrevista coletiva amanhã, em São Paulo.

Ligado ao ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB), em cujo governo ocupou duas secretarias - Juventude, Esporte e Lazer; e Educação -, Chalita deixa a legenda por não ter visto nela espaço para a sua candidatura ao Senado em 2010.

Antes de optar pelo PSB, conversou ainda com o PV e o PT. Fez pesquisas qualitativas sobre a saída do PSDB, que revelaram que a maior parte do seu eleitorado o acompanharia em outro partido, embora em menor número caso a opção fosse o PT. O resultado, segundo assessores, mostrou fidelidade de seus eleitores e animou o vereador. Boa parte de seus eleitores é ligada a Igreja Católica e ao Movimento Católico Carismático, em especial à Igreja Canção Nova, onde Chalita apresenta um programa de televisão. Em um dos 45 livros que escreveu, conta a trajetória de seu fundador, padre Jonas Abib.

Mas foi em uma conversa com o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, na semana passada, que definiu seu destino. Conversaram sobre projetos educacionais, principal área de atuação de Chalita. Na ocasião, o governador assegurou-lhe a legenda em São Paulo para 2010.

Em 2008, Chalita foi o vereador mais votado na capital paulista, com 102 mil votos. Por ser ligado no PSDB ao grupo de Alckmin, atuou em favor da candidatura a presidente do então governador paulista contra José Serra, em 2006, e para prefeito contra Gilberto Kassab (DEM), em 2008, o que o isolou na sigla e motivou a saída. Com a ida ao PSB, será palanque da candidatura petista a presidente, Dilma Rousseff. O deputado federal Edson Aparecido (PSDB-SP), também do grupo alckmista, criticou a saída. "Achei pessoal e errada, porque vai para o campo oposto do partido que o projetou".

Na busca de candidatos puxadores de votos, ontem o PSB filiou, no Rio, o ex-jogador Romário. Ele afirmou que se filiou para ajudar as crianças carentes através do esporte. "Para ser candidato é preciso ter projetos, mas nesse momento quero apenas dar qualidade de vida aos que precisam. Vamos criar escolas de futebol ligadas a centros de educação". Outro que se filiou foi o ex-sargento do Exército Fernando Alcântara de Figueiredo, que em junho de 2008 revelou ter uma relação amorosa com o então sargento Laci Marinho de Araújo.

0 Comentários em “Pelo Senado, Chalita deixa PSDB e se filia ao PSB”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --