terça-feira, 15 de setembro de 2009

Lula quer fortalecer a ideia do plebiscito

O governador de Minas, Aécio Neves, já está admitindo que não há necessidade da realização de prévia para o PSDB escolher seu candidato à Presidência da República. Por conta disso, volta a circular a ideia de uma chapa puro sangue para concorrer pelo partido. Quer dizer: o paulista José Serra para presidente e o mineiro Aécio Neves para vice.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por sua vez, faz agrados para o deputado Ciro Gomes, e seus aliados espalham que está próxima uma composição do PT com o PSB, com Dilma Rousseff encabeçando uma chapa que terá Ciro como seu vice. É uma maneira de zerar o jogo e fortalecer a ideia do plebiscito para o eleitorado escolher entre os nomes do PSDB e do PT. Lula quer comparar seu governo com o do tucano Fernando Henrique Cardoso.

Resta saber quem ganha mais com essa disputa plebiscitária: PSDB ou PT. Os tucanos entendem que José Serra fecha com São Paulo e todo o Sudeste e Sul do país, enquanto Aécio Neves fica com Minas Gerais e tem condições de articular o Nordeste. Os petistas apostam que a chapa Dilma Rousseff-Ciro Gomes sai fortalecida no Norte e Nordeste, por conta do prestígio de Lula e do próprio Ciro. Sem contar a popularidade do presidente em todo o país.

Ocorre que o segundo lugar na chapa presidencial não é prioridade nem de Aécio Neves e nem de Ciro Gomes. Mas há quem aposte que eles poderão ser obrigados a aceitar as candidaturas a vice-presidente pelo PSDB e PT. É um jogo que interessa particularmente ao governador José Serra e ao presidente Lula. A ver.

0 Comentários em “Lula quer fortalecer a ideia do plebiscito”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --