quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Site divulga carta com confissão de "marmelada" de Nelsinho


O brasileiro Nelsinho Piquet confessou, em carta divulgada pelo site F1SA, que bateu o carro de propósito para que o seu ex-companheiro de Renault Fernando Alonso fosse beneficiado no GP de Cingapura de 2008.

A data da carta, 30 de julho de 2009, é posterior à última corrida do piloto na Renault, no dia 26 de julho. Porém, o brasileiro só foi oficialmente demitido no dia 3 de agosto.

À época do GP de Cingapura de 2008, Piquet via seu nome envolto em uma série de especulações a respeito de sua demissão, já que só havia pontuado em três provas até então: França (7º), Alemanha (2º) e Hungria (6º).

Nelsinho então teria sido instruído a bater na curva 17, pois lá não haveria guindastes próximos que pudessem retirar seu carro da pista sem a entrada do carro de segurança. Foi justamente lá que o piloto se acidentou.

Veja a íntegra da carta.

"Eu, Nelson Ângelo Piquet, nascido em 25 de julho de 1985, em Heidelberg, na Alemanha, digo o seguinte:

1. Exceto algo dito ao contrário, os fatos e declarações contidas nesta carta são baseadas em fatos e assuntos de meu conhecimento. Acredito que tais fatos e declarações contidas neste depoimento são verdadeiras e corretos. Quando quaisquer fatos ou declarações não estiverem dentro de meu próprio conhecimento, serão verdadeiros ao melhor de meu conhecimento e crença e, se este for o caso, indico a fonte deste conhecimento e crença.

2. Faço esta declaração voluntariamente para a FIA, para permitir que a FIA exerça suas funções reguladoras e de supervisão no que diz respeito ao Campeonato Mundial de F-1 da FIA.

3. Sei que há um acordo entre todos os participantes do Campeonato Mundial de F-1 da FIA e todos os titulares tem sua Superlicença para garantir a justiça e a legitimidade do campeonato, e sei as graves consequências que podem se seguir se eu dar à FIA qualquer declaração falsa ou enganosa.

4. Entendo que a minha declaração completa foi gravada em fita de áudio e que uma transcrição completa da minha gravação de áudio será disponibilizada para mim e para a FIA. O presente documento constitui um resumo dos principais pontos abordados durante minha declaração verbal.

5. Gostaria de levar os seguintes fatos ao conhecimento da FIA.

6. Durante o GP de Cingapura de F-1, realizado em 28 de setembro de 2008 e válido pelo Campeonato Mundial de F-1 da FIA de 2008, fui convidado pelo Sr. Flavio Briatore, que é tanto meu empresário quanto diretor da equipe ING Renault F-1 Team, e pelo Sr. Pat Symonds, diretor técnico da mesma equipe, a bater deliberadamente meu carro, a fim de influenciar positivamente o desempenho do ING Renault F-1 Team no evento em questão. Concordei com esta proposta e conduzi meu carro para acertar o muro, provocando um acidente na 13ª/14ª volta da corrida.

7. A proposta de provocar deliberadamente um acidente me foi feita pouco antes da corrida, quando fui chamado pelo Sr. Briatore e pelo Sr. Symonds no escritório do Sr. Briatore. O Sr. Symonds, na presença do Sr. Briatore, me perguntou se eu estaria disposto a sacrificar minha corrida pela equipe para "causar um safety car". Todo piloto de F-1 sabe que o safety car entra na pista quando há um acidente que a bloqueia ou deixa detritos, ou quando há um carro danificado onde é difícil resgatar um carro danificado, como foi o caso aqui.

8. No momento daquela conversa, eu estava em um estado mental e emocional muito frágil. Este estado de espírito foi provocado pelo estresse intenso devido ao fato de que o Sr. Briatore se recusou a informar-me da existência ou não da renovação de meu contrato de piloto para o ano seguinte (2009), como habitualmente ocorre no meio da temporada (entre julho e agosto). Em vez disso, o Sr. Briatore repetidamente pediu-me para assinar uma "opção", o que significava que eu não estava autorizado a negociar com outras equipes no mesmo período. Ele repetidamente me colocou sob pressão para prolongar a opção que eu tinha assinado, e iria me chamar regularmente em seu escritório para discutir esta renovação, mesmo em dia de corrida, um momento que deveria ser apenas para concentração e relaxamento antes da prova. O esforço foi acentuado pelo fato de que, durante o GP de Cingapura, eu havia me classificado em 16º lugar, então eu estava muito inseguro sobre o meu futuro na equipe Renault. Quando me pediram para bater o carro e provocar a entrada do safety car para ajudar a equipe, eu aceitei porque esperava que pudesse melhorar minha posição dentro da equipe no momento crítico da temporada. Em nenhum momento fui informado por qualquer pessoa que, ao concordar em provocar um incidente, eu teria garantido a renovação de meu contrato ou qualquer outra vantagem. No entanto, no contexto, pensei que seria útil para alcançar este objetivo. Por isso, concordei em provocar o incidente.

9. Após a reunião com o Sr. Briatore e o Sr. Symonds, o Sr. Symonds me chamaram para um canto tranquilo e, usando um mapa, me mostraram o ponto exato da pista em que eu deveria bater. Esta curva foi escolhida porque aquele local específico da pista não possui guindastes que permitiriam que um carro danificado pudesse ser rapidamente removido da pista, nem possui entradas laterais, o que permitiria que um fiscal de pista pudesse empurrar rapidamente o carro para fora dela. Assim, considerou-se que um acidente nesta posição específica seria quase certo de provocar uma obstrução da pista e que, portanto, seria necessária a implantação do safety car a fim de permitir que a pista fosse limpa e para assegurar a continuidade da corrida.

10. O Sr. Symonds também me disse em que volta, exatamente, eu deveria provocar o incidente, de modo a poder disponibilizar ao meu companheiro de equipe, o Sr. Fernando Alonso, uma boa estratégia, já que ele faria seu reabastecimento pouco antes da entrada do safety car, na 12ª volta. A chave para esta estratégia reside no fato de que o conhecimento de que o carro de segurança entraria na pista entre as voltas 13 e 14 permitiu que a equipe fizesse no carro do Sr. Alonso uma estratégia agressiva de combustível, suficiente para chegar a 12 voltas, mas não muito mais. Isso permitiria que o Sr. Alonso ultrapassasse o máximo de carros possível, sabendo que os carros teriam dificuldade em recuperar o tempo perdido depois do pit stop devido à implantação posterior do safety car. Esta estratégia foi bem sucedida e o Sr. Alonso venceu o GP de Cingapura de F-1 de 2008.

11. Durante essas discussões não houve qualquer menção de quaisquer preocupações no que diz respeito à segurança desta estratégia, quer para mim, para os espectadores ou para os outros pilotos. O único comentário feito neste contexto foi realizado pelo Sr. Pat Symonds, que me alertou para "ter cuidado", dizendo que eu não deveria me ferir.

12. Eu intencionalmente causei o acidente, deixando o carro sair lateralmente pouco antes da curva. A fim de me certificar que eu provocaria o acidente durante a volta certa, perguntei para a minha equipe por diversas vezes, através do rádio, para confirmar o número da volta, algo que eu não faria normalmente. Não fiquei ferido durante o acidente, nem ninguém.

13. Após as discussões com o Sr. Briatore e o Sr. Symonds, citados acima, a "estratégia do acidente" nunca foi discutida novamente com qualquer um deles. O Sr. Briatore discretamente disse "obrigado" após o final da corrida, sem falar mais nada. Não sei se alguém tinha conhecimento desta estratégia no início da corrida.

14. Após a corrida, informei ao Sr. Felipe Vargas, um amigo e conselheiro da família, o fato de que o acidente tinha sido deliberado. O Sr. Vargas ainda informou meu pai, o Sr. Nelson Piquet, algum tempo depois.

15. Depois da corrida diversos jornalistas fizeram perguntas sobre o acidente ou me perguntaram se eu o havia causado de propósito pois perceberam que eu era "suspeito".

16. Na minha própria equipe, o engenheiro do meu carro questionou a natureza do incidente, porque ele achou incomum, e eu respondi que eu tinha perdido o controle do carro. Eu acredito que um engenheiro inteligente notaria que os dados de telemetria do carro indicam que o acidente foi causado de propósito, já que continuei acelerando, enquanto que o "normal" seria frear o mais rapidamente possível.

Declaração de Verdade

Eu acredito e juro que os fatos citados nesta declaração são verdadeiros.

A afirmação foi feita na sede da FIA em Paris, em 30 de julho de 2009, na presença do Sr. Alan Donnelly (Presidente dos comissários da FIA), Martin Smith e Sr. Jacob.

Marsh (Investigadores da empresa Quest, mantidos pela FIA para ajudar na investigação). As notas foram tomadas pela Sra. Dondnique Costesec (Sidley Austin LLP).

Assinado

Nelson Piquet Jr." Com informações da agência Lancepress!.

. é impressionante!
Um certo jovem que se diz corredor, tem a chane de entrar para a mais alta categoria de automilismo. Chegando lá (não tem o mesmo equipamento do companheiro de equipe), tem dificuldade em fazer sucesso. O que acontece? Se sujeita a uma trama imoral e sem precedentes. Tudo isso visando permanecer na equipe (pois por resultados estaria dificil). E asim continuou correndo, mesmo não obtendo resultados bons. Quando é demitido por falta de produção, ele se revolta e dá com a língua nos dentes. Um caso típico de 'vingança', ou seja, 'já que me demitiram então vou jogar a sujeira no ventilador'. Agora tem a inteção de fazer o papel do bom rapaz que agiu sob efeito emotivo... fala sério! Se não tivesse tomado um ponta-pé no traseiro ele iria morrer calado e concordando com tudo que fez... ele só resolveu delatar em virtude de ter sido mandado para o 'rua da amargura'... tal pai, tal filho; prepotência que chegou e parou.

In God we trust...
É isto ae...bota a batata quente deste Briatore pra assar.....
O cara pensa que é grande coisa....
fair play my friend.....


Esse Nelsinho é tão bandido qto o Briatore. Não devia ter coragem de voltar ao Brasil

1 Comentários:

  • sexta-feira, 11 setembro, 2009
    Julio Disse:

    Há um vídeo rolando há tempos na rede, onde mostra entre outras tolices, o misto de apresentador e idiota, Otávio Mesquita, entrevistando o filho do Piquet. Um garoto de sete anos que diz que seu pai xinga, toda vez que vê o Lula na TV. Pela lambança do Nelsinho, dá pra ver o tipo de educação que este imbecil do Piquet deu a seus filhos. Esta classe mérdia nacional é podre. Tomara que este aprendiz de piloto seja banido do automobilismo

    delete

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --