quarta-feira, 11 de março de 2009

Aécio deixa diplomacia de lado e rebate FHC


O governador Aécio Neves (PSDB) reagiu, aparentemente decepcionado, às críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, sobre a sua campanha em favor das prévias no PSDB para a escolha do candidato do partido à presidência da República. Não se constrói um projeto para o País de alguns gabinetes da avenida Paulista. Se constrói é caminhando pelo Brasil", declarou, deixando de lado sua costumeira diplomacia.

As declarações foram feitas um dia após o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ter condenado o programa de viagens que Aécio pretende fazer pelo país, em defesa da definição da candidatura tucana à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a partir da preferência dos filiados ao partido. "No lugar de viajar, Aécio e Serra [José] deveriam é trabalhar em seus estados", disse Fernando Henrique Cardoso, referindo-se à disputa interna dos dois governadores - de Minas e de São Paulo - em torno da candidatura para a corrida presidencial de 2010.

Segundo Aécio, não apenas o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), mas o próprio FHC deveriam participar dessas viagens pelo país, pois além das tarefas administrativas, os dirigentes têm responsabilidades políticas na construção de um partido, na construção de propostas. "Nós perdemos as duas últimas eleições exatamente em decorrência de que o candidato foi escolhido em gabinetes", declarou o tucano.

Aécio disse que as viagens serão uma contraposição às ações da ministra Dilma Roussef (Casa Civil), pré-candidata do PT à presidência da República. "Temos que fazer algo, pois nós não ganharemos essa eleição de forma antecipada, como alguns acreditam. As prévias, mais que um instrumento de indicação de candidatos, é instrumento de definição de projetos’, declarou.

Andar pelo Brasil

Ainda de acordo com o governador de Minas, "talvez não tenham passado para FHC com clareza a minha proposta. Seria importante que nos fins de semana nós pudéssemos andar pelo país. Porque, além das nossas tarefas administrativas, nós temos também responsabilidades políticas na construção de um partido, na construção de propostas", afirmou Aécio.

Analistas acreditam que Aécio Neves tem mais chances de obter a indicação do partido por meio de prévias, enquanto o outro candidato, o governador de São Paulo, José Serra, tem a simpatia da cúpula tucana.

"E acho, inclusive, que o presidente Fernando Henrique seria uma figura muito importante nessas viagens. No seu caso, talvez ele possa até viajar além dos finais de semana. Não há divergência ente nós", completou Aécio Neves.

Tudo indica, no entanto, que a polêmica no PSDB em relação à realização de prévias para a definição do presidenciável tucano nas eleições do próximo ano deve permanece no centro do cenário político por mais algum bom tempo. Não se sabe ainda como a cúpula do partido pretende resolver a questão, pois além da decisão em si - se será usado ou não o mecanismo das prévias -, será necessário montar uma estrutura para operacionalizar essa consulta interna em todo o País, que equivale a uma eleição, uma vez que terão de votar os filiados em todos os estados e em um número elevado de municípios onde a legenda está organizada.


1 Comentários:

  • quinta-feira, 12 março, 2009
    Anônimo Disse:

    Srs,

    que será que o Playboy Mineiro quis dizer com a expressão: "que não se constrói um projeto para o país não se caminhando pelo mesmo?"

    - que ele tem experiência em conhecer o país em aviões pagos por empreiteiras amigas?

    - que ele tem experiência em conhecer o país comparecendo a todos os eventos sociais da "high society", no circuito Rio-SP, que se tem notícia?

    - que ele tem experiência em conhecer o país comparecendo a todos as farras e orgias com a "galera amiga", e com todos os excessos que se tem direito?

    - que ele tem experiência em conhecer o país de sexta a segunda de toda santa semana, já que somente está em Minas de terça a quinta, e somente "trabalhando" quatro horas por dia?

    - que ele tem experiência em conhecer o país viajando por todo o litoral brasileiro, principalmente o Rio, enquanto seu vice governa?

    - que ele tem experiência em conhecer o país com viagens constantes a outros países em suas
    constantes e períodicas "férias escondidas" na Europa e USA?

    Ora, ora! Nos poupem deste marketeiro e enganador, por favor!

    Um abraço,

    delete

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --