terça-feira, 10 de março de 2009

Juros bancários voltam a cair, mostra Procon


As taxas médias de juros bancários tiveram leve recuo em março, segundo pesquisa da Fundação Procon-SP divulgada ontem. Em queda pelo terceiro mês consecutivo, a taxa média do empréstimo pessoal ficou em 5,8% ao mês (recuo de 0,09% ante fevereiro) e a do cheque especial para pessoa física, em 9,17%, (0,01% menor). A taxa do empréstimo pessoal equivalente ao ano está em 96,8%, e a do cheque especial, em 186,64%.

As dez instituições financeiras pesquisadas foram Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.


No empréstimo pessoal, a única redução da taxa partiu do Real, que alterou de 7,35% para 6,36% ao mês. No sentido contrário, somente o HSBC elevou a taxa, de 4,57% para 4,70%. Os demais mantiveram as taxas. Também o HSBC foi o único a reduzir a taxa no cheque especial em março, de 9,57% para 9,47%. Os demais bancos mantiveram suas taxas.


Apesar do movimento de queda, a Fundação Procon sugere cautela, uma vez que os "spreads bancários (diferença entre o que os bancos pagam nas suas captações de recursos e o que cobram dos clientes nos empréstimos) estão em níveis muito altos, fazendo com que o Brasil lidere o ranking mundial da taxa de juros reais". "Com a queda generalizada da renda, o orçamento apertado e a ameaça de desemprego, o consumidor deve evitar dívidas, priorizando a subsistência da família e recorrendo ao crédito somente após criteriosa avaliação. Se puder, convém esperar taxas mais convidativas."

0 Comentários em “Juros bancários voltam a cair, mostra Procon”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --