domingo, 22 de julho de 2007

Manual daTAM orienta usar sempre reversor

Em inglês, texto fala da alta eficiência do sistema para frear o Airbus-A320 e recomenda que seja usado em todos os pousos

Um dos reversores do avião que se acidentou em Congonhas estava desligado; empresa diz que sistema é desnecessário


A TAM recomenda o uso do reversor em potência máxima em todos os pousos do Airbus-A320. A orientação está no manual de treinamento dos tripulantes da TAM, uma espécie de guia do usuário destinado a pilotos e co-pilotos.
Um dos dois reversores do avião que se acidentou na terça-feira em Congonhas matando pelo menos 197 pessoas estava desligado. Assim, a aeronave tinha apenas metade da potência dos reversores.
O manual é detalhado. O texto, em inglês, explica como o reversor deve ser usado, fala da alta eficiência do sistema em parar aeronaves e diz, textualmente, que "é recomendado o uso de pressão reversa em alta velocidade". Quando a velocidade cair para 70 nós -124 km/h- "a eficiência do reversor faz o avião frear rapidamente" e deve ser desligado.

Desde as primeiras declarações dadas após o acidente, diretores da TAM têm insistido que o reversor não era essencial para que o pouso fosse concluído corretamente. Segundo a empresa, a falha no equipamento foi detectada quatro dias antes do acidente e o manual da fabricante dá dez dias de prazo para fazer o conserto.
O representante da Airbus no Brasil, Mário Sampaio, afirmou à Folha que, sem o reversor, seria possível fazer o pouso usando 1.750 metros de pista, já considerando os 300 metros do ponto de toque. A pista de Congonhas tem 1.940 metros.
O reversor é um equipamento auxiliar ao sistema de freios. Ele manda para frente o ar que a turbina empurra para trás, gerando um efeito aerodinâmico que reduz a velocidade do avião. A principal causa do acidente com o Fokker-100 da TAM em 1996 que matou 99 pessoas perto de Congonhas foi a abertura do reversor em vôo, logo após a decolagem.

A Anac (Agência Nacional de Avião Civil), órgão que regulamenta as operações de vôo no Brasil, também recomenda o uso dos reversores em potência máxima para todos os pousos em pista molhada no país.
Chovia no momento do pouso do Airbus-A320 que vinha de Porto Alegre. Com pista molhada, o atrito dos pneus com o solo é menor. Por isso a recomendação da Anac.
Os pilotos recebem um treinamento especial para fazer o pouso em condições adversas. Com apenas um reversor, o avião tem pressão aerodinâmica para o freio em apenas um dos lados e tende a "puxar" para esse lado. O piloto precisa "consertar" a trajetória da aeronave para evitar sair da pista.
Os aviões têm três equipamentos que podem funcionar em conjunto para frear: o reversor, o freio aerodinâmico -cinco de cada lado, que se abrem sobre as asas após o trem de pouso tocar o solo- e os freios das rodas.

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