sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Presidente do Tribunal de Contas da Bahia preso sob acusação de fraude


O presidente do Tribunal de Contas da Bahia, Antonio Honorato de Castro Neto, a procuradora-geral da Universidade Federal da Bahia, Ana Guiomar Nascimento, e o ex-deputado e ex-presidente do Esporte Clube Bahia Marcelo Guimarães foram presos ontem em Salvador, sob a acusação de envolvimento em fraudes em licitações públicas, principalmente na Secretaria de Saúde da Bahia, nos últimos dez anos.

A operação Jaleco Branco da Polícia Federal é um desdobramento das investigações da Operação Octopus, que apurava desde 2005 a atuação de oito empresários em esquema de fraudes em licitações em secretarias estaduais e prefeituras. Essa primeira investigação, que foi suspensa devido ao vazamento de informações, foi a origem da Operação Navalha, que investigou esquema que envolve a Construtora Gautama, do empresário Zuleido Veras.

Na operação de ontem foram presas ao todo 16 pessoas, entre empresários, políticos e servidores públicos nas áreas federal, estadual e municipal, e mobilizou 200 policiais de Salvador, Maceió e Brasília. Foram expedidos 18 mandados de prisão e 40 de busca e apreensão, resultando na apreensão de 18 veículos - sete importados -, computadores, documentos e quantias em dinheiro não especificadas pela polícia.

Os presos vão responder a processos por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, tráfico de influência e outros crimes previstos na Lei de Licitações Públicas.

0 Comentários em “Presidente do Tribunal de Contas da Bahia preso sob acusação de fraude”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --