segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Brasil exporta US$ 1 bi em móveis


Empresas de móveis de alto padrão, com marcas como Artefacto, Florense e Dell Anno, abrem lojas nos EUA e Europa

Dubai, transformada com o dinheiro do petróleo num enorme canteiro de obras , é o próximo alvo para expansão da Artefacto. A empresa brasileira, de móveis de alto padrão, abriu no ano passado a quinta loja nos Estados Unidos e também já chegou ao México. A Dell Anno, especializada em móveis planejados, inaugura a primeira loja em Barcelona e até o fim do ano outro ponto-de-venda em Lisboa. Os Estados Unidos são o foco da Florense, mas Angola também está na mira do avanço externo da empresa.

Os fabricantes de móveis, principalmente os de valor mais elevado, mesmo com o câmbio desfavorável, continuam a investir no mercado internacional para a expansão de suas marcas. Em 2007, as exportações de móveis alcançaram US$ 1 bilhão, alvo perseguido há dois anos. Em 2005, a indústria quase alcançou a meta, quando as vendas somaram US$ 990 milhões. Mas, no ano seguinte, com a desvalorização da moeda americana frente ao real, as exportações despencaram para US$ 945 milhões.

"A recuperação veio com a entrada em novos mercados, com preços competitivos, maior participação das empresas em feiras internacionais e a parceria das pequenas empresas com a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex)", diz o presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), José Luiz Fernandez. A expectativa para 2008 é crescer 10% em relação a 2007.

"Começamos este ano a prospectar a Rússia, que hoje é atendida pela indústria italiana", diz Fernandez. Até março do ano que vem a estratégia do setor, em conjunto com a Apex, é consolidar mercados conquistados recentemente como México, Angola, Argélia, África do Sul, Emirados Árabes e Índia.

A Dell Anno e a Favorita, marcas da fabricante Única, já são vendidas nos Estados Unidos, Argentina, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Paraguai e nos Emirados Árabes. "Dubai tem obras por todos os lados e vive um boom de crescimento. Mas estamos atentos também ao desenvolvimento de países emergentes como do Leste Europeu, Angola e a África do Sul", diz o gerente da exportação da Única, Juliano Barreti. Mas, por enquanto, os planos são abrir lojas em Barcelona e Lisboa e se fortalecer nos mercados onde está presente.

"Há três anos nos estruturamos para exportar. Como a fase ainda é de abertura de mercado conseguimos repassar preços", diz Barreti. Além de aumentar a produção, exportar significou para a Única se adaptar às medidas e tendências do mercado externo. "O brasileiro gosta de branco nas cozinhas. Já americanos, árabes e europeus preferem padrões amadeirados."

As vendas externas representaram 5% do faturamento da empresa de R$ 220 milhões em 2007. Mas este ano a Única vai expandir em 15 mil m2 a fábrica e renovar 50% do maquinário, importado da Alemanha, para aumentar a capacidade de produção. Um novo pavilhão de 2,7 mil m2 também deve elevar a capacidade de estocagem de matéria-prima de 15 dias para três meses de produção.

A Artefacto, voltada para o consumidor de alto poder aquisitivo, desembarcou nos Estados Unidos há cinco anos, em Coral Gables, região sofisticada de Miami. Hoje com cinco lojas no território americano e uma no México, a empresa planeja novas expansões. "Devemos abrir mais uma loja em Miami e no ano que vem outra em Dubai, pelo seu potencial de crescimento ", diz o diretor de estilo da marca, Wair de Paula. Mercado externo aquecido somado com as vendas internas, também estimuladas pelo crescimento do mercado imobiliário, convenceram a Artefacto a aumentar em 50% sua área fabril . Em abril a empresa inaugura também duas lojas, com móveis de estilo mais simples, com a nova marca Artefacto Basics. "O foco é o consumidor de apartamentos de 100 m2 a 130 m2 , disposto a ter um móvel de qualidade mas de dimensões menores e poucos detalhes", diz. Por enquanto, a linha será oferecida apenas no Brasil, mas futuramente poderá ser exportada.

Um centro de distribuição em Chicago virou ponto estratégico da Florense para atender os EUA, Canadá e México. "Conseguimos uma solução logística que tornou a empresa mais competitiva", diz o gerente de exportação, Mateus Corrado. A marca, de móveis customizados, tem nove lojas franqueadas em Nova York, Miami, Chicago, México, Panamá, Assunção, Punta del Este, Montevidéu e Angola. A exportação responde por 20% das vendas. A intenção é entrar em novos mercados e elevar essa fatia para 50%.

O dólar derrubou no ano passado as exportações para os EUA da Carraro, marca adquirida pela Todeschini. "As vendas caíram de US$ 10 milhões em 2005 para zero em 2006. Deixamos de exportar", diz o presidente da companhia, Ademar de Gasperi. A empresa vendia para os americanos móveis de madeira maciça para jardim. Para compensar a perda, a Carraro intensificou as vendas de móveis tubulares e aglomerados, mais baratos, para a América Latina, África e Inglaterra. "Recuperamos em parte o que perdemos no mercado americano." Sua expectativa é retornar aos EUA. "Com a inflação na China, talvez os americanos prefiram móveis tubulares e aglomerados do Brasil."

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