sábado, 23 de fevereiro de 2008

Ipea prevê alta de 8,5% na produção da indústria


A produção industrial do país deverá crescer 1,7% em janeiro, na comparação com dezembro, segundo estimativa divulgada ontem pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Em relação a janeiro do ano passado, a previsão é que o nível de produtividade na indústria tenha expansão de 8,5%. Se a estimativa do Ipea se confirmar, o resultado de janeiro vai reverter os dois meses consecutivos de queda da produção industrial, tendo como base comparativa o mês anterior. Em dezembro, a produção da indústria recuou 0,6%, após cair 2% em novembro.

Na visão do Ipea, a queda da indústria no último bimestre de 2007 representou uma "pequena acomodação da produção". O estudo "Indicador Ipea de Produção Industrial Mensal" aponta que essa queda não reverteu a tendência de alta na produção industrial. Para 2008, o Ipea prevê crescimento ainda forte, ainda que menor do que o constatado em 2007. O órgão avalia que a produção continuará forte no primeiro trimestre -resultado da recomposição dos estoques após o pico de vendas registrado no final do ano passado.

Alguns fatores, no entanto, podem abalar o ritmo da produção industrial neste ano, diz o órgão. Um deles é o alto nível de utilização da capacidade instalada da indústria, que pode se tornar um entrave a aumentos adicionais de produção. O Ipea ressalta, por outro lado, que o grande volume de investimentos que vêm sendo feitos pode atenuar o problema.

É esperada ainda uma desaceleração da expansão do crédito, em função da preocupação do Banco Central em haver excesso de demanda. Outro fator que pode comprometer o crescimento da produção industrial é a possibilidade de aumento da taxa básica de juros em um prazo mais longo, que vem pressionando o custo dos empréstimos feitos em prazo maior. O Ipea espera ainda queda de produtividade dos setores voltados para a exportação, por causa de uma possível recessão na economia americana.

0 Comentários em “Ipea prevê alta de 8,5% na produção da indústria”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --