sexta-feira, 14 de março de 2008

Mais de 60 entidades são investigadas


Cerca de 60 entidades filantrópicas são investigadas pela Operação Fariseu, realizada pela Polícia Federal (PF) com apoio do Ministério da Previdência Social. A informação é da superintendente da PF no Distrito Federal (DF), Valquíria Souza Andrade. A operação prendeu seis pessoas, entre elas três integrantes do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

Além dos seis mandados de prisão, foram expedidos 27 mandados de busca e apreensão em cinco estados (Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul) e no Distrito Federal. Estão presos o ex-presidente do conselho Carlo Ajur Cardoso Costa, os conselheiros Márcio Ferreira e Euclides da Silva Machado, os advogados Ricardo Vianna Rocha e Luiz Vicente Dutra e a secretária de Dutra, Andréa Schran.

Ainda não há estimativa para o valor das fraudes. Segundo nota da PF, os envolvidos causaram "enormes prejuízos aos cofres públicos". O texto informa que as investigações começaram em 2004, após uma entidade ter levado denúncia à Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal.

A entidade afirmou que "o então presidente do conselho havia se oferecido para ajudar na aprovação da renovação de Certificado de Assistência Social mediante pagamento de propina".

Segundo a instituição, as investigações mostraram que parte dos conselheiros do CNAS estava envolvid, e que advogados atuaram com intermediadores entre entidades que não preenchiam os requisitos para ter ou renovar o certificado e os conselheiros. Para o ministro da Previdência, Luiz Marinho, a atribuição ao CNAS de conceder certificados de filantropia é inadequada. "Não tem porque um conselho vinculado a um tema optar e certificar para duas outras áreas (saúde e educação)", disse."Quando cheguei no Ministério há 11 meses, constatei que o formato da relação com a filantropia estava, na minha avaliação, completamente equivocado e, portanto, sujeito a acontecimentos como esse que estamos desbaratando".

Projeto de lei encaminhado na última quarta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso Nacional prevê mudanças nas funções do CNAS. A medida pretende deixar as liberações de certificados de filantropia a cargo dos ministérios a que as entidades são relacionadas.

0 Comentários em “Mais de 60 entidades são investigadas”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --