quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Oposição já fala em CPI da Telebras

A oposição ao governo federal pretende instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para o caso, denunciado ontem pela "Folha de S.Paulo", da relação entre a reativação da Telebrás com o o possível favorecimento no negócio de um cliente do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, membro do diretório nacional do PT. Dirceu teria recebido pelo menos R$ 620 mil de um cliente seu grande interessado na reativação da estatal. O governo federal negou que a reativação da Telebras tenha sido feita para favorecer Dirceu.

"A velocidade que foi dada ao processo de reativação já era de se estranhar. Nesse momento, você encontra a verdadeira razão. São os interesses de José Dirceu que, desde que foi cassado e denunciado por formação de quadrilha no Supremo Tribunal Federal, só faz lobby em negócios escusos, como esse", afirmou o líder do DEM na Câmara, Paulo Bornhausen (SC). Ele afirmou que irá procurar os outros partidos da oposição para que a CPI seja instalada. "É preciso abrir uma investigação. A reativação da Telebrás é um jogo de negócios", disse.

O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, defendeu a participação do Ministério Público nas investigações, de forma a impedir o que chamou de "a mais nova negociata petista". "O Ministério Público precisa investigar isso, até porque onde Dirceu aparece é preciso que se tenha maior preocupação".

O partido iria protocolar ainda ontem um requerimento pedindo a convocação do ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), para uma audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, além de um pedido de informações à ministra da Casa Civil e candidata do PT a presidente, Dilma Rousseff; outro pedido de informações ao Ministério das Comunicações e mais um a CVM.

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), disse que o caso parecer ser "a ponta de um iceberg". "Atrás de um discurso nacionalista pode estar ocorrendo um grande escândalo de corrupção".

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que "o governo não tem nada contra o fato de alguém prestar consultorias a empresas privadas e também não tem nenhuma relação com isso". Na tribuna da Casa, defendeu Dirceu e seu partido das acusações do DEM, que tentava a todo instante vincular o ex-ministro à campanha de Dilma, classificada por Bornhausen de "fantoche" e "fruto do mensalão do PT". O petista mencionou os escãndalos envolvendo o DEM no Distrito Federal.

0 Comentários em “Oposição já fala em CPI da Telebras”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --