quinta-feira, 19 de junho de 2008

AMB vai divulgar lista de candidatos com 'ficha suja'


A Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) publicará, em seu site (www.amb.com.br), a lista de processos que cada um dos candidatos às eleições deste ano responde na Justiça. Esses documentos são públicos, entregues pelos partidos à Justiça Eleitoral na hora em que a legenda pede o registro para o candidato, e podem ser solicitados pessoalmente por qualquer eleitor.

“A AMB vai garantir o direito de informação ao eleitor, vai dar informações sobre esses candidatos para que, se o eleitor fizer essa escolha, saiba que o candidato responde a processo”, disse o juiz Paulo Henrique Machado, coordenador da campanha Eleições Limpas - pelo Voto Livre e Consciente, lançada ontem.

A decisão vem um dia depois de os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluírem que só será viável divulgar as informações daqui a dois anos, nas próximas eleições. Segundo o presidente da corte, Carlos Ayres Britto, a digitação dos dados poderia gerar erros. “O problema não é a idéia, que é boa, é como operacionalizar esta idéia eletronicamente”, disse.

“Temos condições de colher essas informações e vamos divulgá-las”, afirmou o presidente da AMB, Mozart Valadares Pires. “Mas é preciso ter cuidado e zelo para não passar a impressão que a magistratura está pedindo para que não se vote em determinado candidato. O eleitor deve decidir.”

A campanha da AMB foi criada em 2006, após o escândalo do mensalão. Na semana passada, o TSE decidiu que os políticos com “ficha suja” podem se candidatar.

0 Comentários em “AMB vai divulgar lista de candidatos com 'ficha suja'”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --