terça-feira, 17 de junho de 2008

Berzoini duvida que Lula deixe a política


O presidente do PT, Ricardo Berzoini, disse que o presidente Luis Inácio Lula da Silva pode rever a posição de não disputar novos cargos públicos depois de 2010, defendida na entrevista publicada pelo JB no domingo. Berzoini acha prematura a decisão. "Não se tomam decisões com tanta distância".

O presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), afirmou, ontem, acreditar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode rever sua posição de não disputar novos cargos públicos depois de 2010. Lula revelou a disposição em entrevista publicada pelo Jornal do Brasil neste domingo.

– Já ouvi ele dizer isso pelo menos uma meia dúzia de vezes em reuniões privadas – disse. – Mas é óbvio que essa definição está muito longe da eleição (em 2014) e mesmo Lula sabe que não se tomam decisões com tanta distância. Então, ele pode mudar.

Para casa

Na entrevista ao JB, Lula disse que, a partir de janeiro de 2011, larga a Presidência da República e vai para casa, se dedicar à família.

– Não tenho interesse de ser candidato a senador, a governador, a vereador, nada – declarou. – Não trabalho com a hipótese de volta (à Presidência).

Lula disse ainda que se trabalhar com a hipótese de se candidatar à presidência em 2014, caso um adversário seja eleito em 2010, seria "no mínimo mesquinharia elevada à quinta potência".

– Eu trabalho com a possibilidade de fazer a minha sucessão - disse. – Se eu eleger meu sucessor e ficar do lado de fora dando palpite, com poucos meses terei a pessoa que elegi como minha adversária.

Para Berzoini, a hipótese de o PT não fazer seu sucessor pode levar Lula a mudar de idéia.

– Especulando que não consigamos eleger um candidato da base, pode ser que ele mude de idéia se não fizer um sucessor – comentou. – Vamos imaginar que em 2013, sem um sucessor natural, e o país querendo uma liderança consolidada, ele pode mudar de idéia.

Segundo ele, Lula avalia que pode continuar fazendo política sem disputar cargos e que, em 2010, já teria completado um ciclo político-administrativo na sua longa trajetória na vida pública.

Dilma

O presidente do PT disse, também, que há outros ministros petistas, além da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que podem disputar o cargo de presidente em 2010.

– Sem citar nomes, todos aqueles que ocupam ministérios com projeção nacional ou que comandam Estados e municípios populosos são lembrados dentro do partido – afirmou.

Berzoini usa cautela para demonstrar preferência por Dilma, porque os ministros da Justiça, Tarso Genro, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, também acalentam o sonho da candidatura à presidência da República.

– O importante é que o partido faça o debate programático em 2009, sem deixar de discutir os nomes para a candidatura – argumentou.

Segundo ele, algumas pesquisas internas do PT indicam que a ministra Dilma já é bastante conhecida pelos brasileiros, e as recentes acusações contra ela têm ajudado nesse aumento de popularidade.

– As pesquisas que temos mostram que a ministra tem ficado mais conhecida pela população – informou. – Os ataques não atingiram a ministra. Pelo contrário, estão ajudando a divulgar o nome dela sem prejuízo.

0 Comentários em “Berzoini duvida que Lula deixe a política”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --