sexta-feira, 27 de junho de 2008

Senadores podem entrar com ação penal contra o Google


Os diretores da filial brasileira do Google, responsáveis pelo site de relacionamentos Orkut, podem ser alvo de uma ação penal. Senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia acusam a empresa de dificultar as investigações.

O desentendimento entre os parlamentares e a empresa é motivado, principalmente, por um termo de ajustamento de conduta proposto pelo Ministério Publico para o site combater a pedofilia. Os empresários reclamam que o acordo é abusivo e que pode colocar a empresa no banco dos réus. O presidente da CPI, senador Magno Malta (PR-ES), diz que ceder seria o mesmo que blindar o site e não ter garantias de que o crime seria enfrentado.

"Não podemos preservar os diretores", diz Malta. "É crime proteger material com pornografia infantil. É preciso que se estabeleça no País a cultura de que não só quem tira a foto é que participa do crime, quem divulga e quem mantém disponível também tem sua participação.

O relator da CPI, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), afirmou que se não houver cooperação da empresa, poderá pedir ao Ministério da Justiça que impeça as atividades da empresa no Brasil. Ele explicou que a resistência em assinar o termo de ajustamento de conduta pode significar condescendência da empresa com os suspeitos.

A CPI convidou os representantes da Google para rediscutir o termo na próxima quarta-feira. A filial brasileira tinha se comprometido a implementar, até 1º de julho, quatro medidas para combater o problema, mas segundo deputados ainda não cumpriram o compromisso. A primeira dessas iniciativas seria a preservação dos registros de computadores usados para acessar o Orkut por até seis meses, enquanto antes esse prazo era de um mês.

Outras iniciativas envolvem a adoção de um filtro de imagens que impede a publicação de fotos ilícitas e o apoio para a concretização de acordos de cooperação internacional que visam o combate ao crime. Por último, o Google afirmou que iria utilizar uma solução de software e hardware para atender com mais agilidade às requisições das autoridades brasileiras.

A CPI vai repassar à Polícia Federal, a partir da próxima semana, os primeiros pedidos de quebra de sigilo telefônico de usuários do Orkut suspeitos de envolvimento com o crime. Ontem, a Brasil Telecom foi a primeira a repassar à CPI cerca de 200 dados referentes aos titulares de contas de acesso no Orkut a que se liga cada registro de conexão.

0 Comentários em “Senadores podem entrar com ação penal contra o Google”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --