segunda-feira, 28 de abril de 2008

Ressentimentos podem enterrar candidatura de Alckmin


O golpe foi tão fulminante que o grupo político do ex-governador Geraldo Alckmin pediu tempo. "Essa foi na jugular", "vamos sentar para respirar" são frases ouvidas de alguns alckmistas, depois do acordo feito pelo PMDB de Orestes Quércia para apoiar a candidatura à reeleição do prefeito "demo", Gilberto Kassab, com o beneplácito do governador tucano José Serra. Na negociação, Quércia ofereceu os 4 minutos e meio do tempo de seu partido na televisão para a campanha de Kassab e pediu para virar o candidato a senador da aliança PSDB-DEM, em 2010.

Depois de constatar a gravidade da situação, o grupo alckmista chegou a procurar socorro junto ao governador de Minas Aécio Neves, que não está disposto a meter sua mão na cumbuca de Serra. E sem fato novo, Alckmin está oferecendo entrevistas às redações da imprensa paulista. Ficou isolado. Se não aceitar o acordo, pelo qual ele desiste da candidatura a prefeito de São Paulo, agora, em troca do apoio formal de Serra para o governo paulista em 2010, correrá o risco de ter sua campanha desidratada.

Tudo isso é desdobramento de um jogo político de ressentimentos pessoais que vêm de 2006, quando Geraldo Alckmin tomou a legenda tucana de José Serra para ser o candidato do PSDB a presidente da República. O pior é que o tamanho da rasteira que Alckmin levou de Serra agora dá a dimensão das feridas ainda abertas, e não garante nenhum apaziguamento entre essas lideranças tucanas em São Paulo.

Na periferia desse jogo rolou outro fato político que pode dar muito o que falar. Ao fazer uma aliança com o prefeito Gilberto Kassab, Orestes Quércia, que não tem voto para eleição majoritária, mas tem liderança em seu partido em São Paulo, está dando o troco ao deputado peemedebista Michel Temer, interessado em retornar à presidência da Câmara dos Deputados. Para fortalecer seu projeto, Temer tentou vitaminar a candidatura da petista Marta Suplicy, acenando com o apoio peemedebista na campanha paulistana, para agradar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Só que se esqueceu de consultar Quércia. E aí dançou....É o Radar Eletrônico de olho na política

0 Comentários em “Ressentimentos podem enterrar candidatura de Alckmin”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --