quarta-feira, 16 de abril de 2008

O melhor fevereiro desde 2001


IBGE mostra que vendas do comércio acumulam no ano alta de 12% em todos os setores

Depois de três meses de alta, o comércio varejista registrou em fevereiro queda de 1,5% no volume de vendas e de 1,4% na receita nominal em relação ao mês anterior, descontadas as influências sazonais. Na comparação com fevereiro de 2007, as vendas cresceram 12,2% – o melhor resultado para esse mês desde o início da série histórica, em 2001. No acumulado dos últimos 12 meses, a alta é de 10,2%; no ano, de 12%.

O gerente da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE, Reinaldo Pereira, disse que o resultado é uma acomodação após expansões nas vendas e na receita em janeiro, revisadas para 2,2% e 2,6%, respectivamente. Diante de fevereiro de 2007, os oito segmentos pesquisados registraram crescimento.

– A expansão da renda, a maior oferta de crédito, a ampliação de prazos de pagamento e a valorização do câmbio no ano explicam esse resultado – disse Pereira.

Na comparação com janeiro de 2008, no entanto, houve queda em três grupos: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios (-3,9%); tecidos, vestuário e calçados (-4,0%); e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-2,8%). No lado positivo, a maior alta foi do grupo equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (12,4%).

Segundo analistas, os setores que tiveram desempenho negativo foram impactados pela desaceleração da massa salarial, pelo fim das promoções de queima de estoque de início de ano, pela alta dos preços dos alimentos e pelas despesas com educação, que diminuem a renda disponível para o consumo.

Desaceleração

– Os setores que dependem mais do crédito continuaram razoavelmente bem – avalia o chefe do Departamento de Economia da Confederação Nacional do Comércio, Carlos Thadeu de Freitas.

Ele prevê, porém, que o desempenho do varejo em 2008 ficará aquém do de 2007, quando cresceu 9,6%: "O ano passado foi o ápice. Este ano vai ser mais devagar".

Para Freitas, a desaceleração no varejo neste ano pode ser reforçada pela a perspectiva de aumento da taxa básica de juros, que pode ser elevada pelo Banco Central já na reunião de hoje. "O crédito foi o grande alavancador do comércio em 2007, e agora haverá uma desaceleração via crédito", avalia.

0 Comentários em “O melhor fevereiro desde 2001”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --