segunda-feira, 7 de abril de 2008

Brecha para o terceiro mandato


O deputado federal Devanir Ribeiro (PT-SP) também deve atrair os olhares de parlamentares nesta semana. Animado pelos altos índices de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelas declarações da semana passada do vice José de Alencar, o petista promete apresentar nos próximos dias projeto que abre brecha para o terceiro mandato de Lula.

A idéia de Devanir é propor uma emenda à Constituição ampliando o tempo de mandato para cinco anos e acabando com o instituto da reeleição. Mas tomando o cuidado de incluir uma emenda para que qualquer um pudesse concorrer ao primeiro pleito em que as novas regras estivessem em vigor.

O próprio presidente Lula já descartou em diversas ocasiões a disputa de uma eleição visando o terceiro mandato. Em reunião no Palácio do Planalto no final do ano passado com Devanir, pediu que o deputado desistisse da idéia. Em discursos, já classificou a hipótese de "brincar com a democracia". E após a polêmica lançado por José de Alencar na semana passada, disse que estava "cansado" de disputar eleições.

Plano A

Líderes da oposição e até mesmo o ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio de Mello, classificaram a proposta como golpe. Mas o movimento liderado por Devanir ganha força dentro de alguns setores do PT. O prefeito de Recife, João Paulo, disse que o terceiro mandato é o plano A do governo. E o ex-ministro de Lula, José Dirceu, defendeu em seu blog a possibilidade do companheiro se reeleger mais uma vez. Dirceu lembrou que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também alterou a constituição para se reeleger. "Só para Lula, é golpe e inconstitucional", comentou em um dos trechos do texto que publicou sobre o assunto.

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, que participou da reunião entre Lula e Devanir no ano passado, declarou que não deve colocar a proposta em votação este ano.

A idéia não tem espaço nem clima – descartou.

0 Comentários em “Brecha para o terceiro mandato”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --