terça-feira, 8 de abril de 2008

Papelão com os médicos de fora


Voluntários são transferidos de hotel que fica ao lado de edifício com inúmeros focos

Os médicos de outros estados, que vão auxiliar no combate à dengue no Rio de Janeiro, foram transferidos para dois hotéis em Copacabana. A princípio, uma parte dos 85 voluntários se hospedaria no Hotel Granada, na Rua Gomes Freire, na Lapa. Mas depois que a prefeitura constatou inúmeros focos com larvas do mosquito da dengue no edifício-garagem, que fica ao lado do estabelecimento, a Secretaria Estadual de Saúde preferiu colocar os médicos em uma área mais segura. Ontem à noite, eles foram instalados em um hotel na Rua 5 de Julho e na Barata Ribeiro.

Os funcionários do Hotel Granada contam que o prédio ao lado foi invadido em dezembro por 40 famílias sem-teto e, desde então, o acumulo de lixo e água parada no local tem preocupado a população da região por ser um ambiente ideal para o criadouro do vetor. Nos poços onde havia elevadores, há cerca de 45 mil litros de água acumulada da chuva e sujeira boiando. No terraço do edifício-garagem, verdadeiras piscinas e mais lixo. Uma equipe da prefeitura esteve no prédio abandonado na tarde de ontem e espalhou larvicida. Mas a quantidade de focos e de sujeira é tão grande que os agentes terão que retornar.

Reclamamos várias vezes dessa invasão, mas a prefeitura até agora não tinha tomado nenhuma providência. Foi preciso perdermos esses hóspedes para algo ser feito – contou Sidney Nunes, recepcionista do hotel. – Os casos de infectados aqui na região são muitos.

O proprietário do edifício informou que há um processo na Justiça de reintegração de posse do imóvel e aguarda a audiência.

Na recepção do hotel, um aparelho contra mosquitos exala cheiro e fumaça para tentar espantar os transmissores da dengue. Mas a medida não conseguiu garantir a segurança dos funcionários. Desde o início do ano, quatro foram infectados. Atrás do hotel funciona uma escola estadual, onde há mais registros de vítimas da doença. A quantidade de mosquitos na rua é muito grande e chegou a incomodar a equipe do JB que esteve no local.

Mais de 5 horas de espera

Os profissionais que vieram de sete estados – Rio Grande do Sul, Amazonas, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul – receberam treinamento do Corpo de Bombeiros. Eles devem ficar na cidade até o dia 21, quando serão rendidos por um novo grupo. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, a expectativa é que os profissionais comecem a trabalhar hoje.

Está praticamente confirmado que amanhã (hoje) nós iremos abrir o centro de hidratação do Iaserj da Gávea, para dar suporte ao Hospital Municipal Miguel Couto, e o do Méier, que ficará dentro do Quartel do Corpo de Bombeiros, que ajudará ao Hospital Municipal Salgado Filho.

Ontem, os pacientes tinham que ter paciência para esperar pelo atendimento no Miguel Couto. Maria Auxiliadora da Silva saiu da Cidade de Deus em busca de médico para seu marido, que há duas semanas apresenta sintomas da dengue. Ela chegou às 10h no hospital e às 15h ainda não tinha previsão de que horas conseguiria falar com um médico.

0 Comentários em “Papelão com os médicos de fora”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --