quarta-feira, 16 de abril de 2008

Fiesp vai elevar projeção de crescimento do PIB deste ano


O diretor do Departamento de Estudo Econômicos (Depecon) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Francini, disse ontem que a entidade deve elevar neste mês as projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país deste ano, cuja alta estimada até agora é de 4,8%. Isso, apesar das previsões de que um novo ciclo de alta do juro básico será iniciado amanhã pelo Comitê de Política Monetária (Copom). "Ainda em abril devemos divulgar novas previsões, possivelmente para cima", afirmou.

As novas indicações levarão em conta a expansão dos dados industriais da indústria paulista no primeiro trimestre deste ano, mas também os possíveis efeitos negativos para o setor produtivo que seriam gerados com uma nova rodada de elevação da Selic. Assim, embora a Fiesp vislumbre um ano de 2008 mais aquecido do que o de 2007, a análise é de que o desempenho "poderia ser ainda melhor" se não houvesse uma análise "equivocada" por parte do Banco Central em relação ao equilíbrio entre oferta e demanda.

A Fiesp divulgou ontem pesquisa sobre o nível de emprego industrial em março. Dando seqüência à abertura de postos de trabalho observada nos últimos dois meses, o emprego cresceu 1,29% no mês, sem ajuste sazonal, a maior variação de alta para meses de março desde 2003. Da criação total de 28 mil vagas, o setor sucroalcooleiro, que retoma neste mês a forte influência nas contratações, respondeu por 17.839 postos criados no mês.

Os dados mostram que no acumulado do ano, quando foram abertas 65 mil vagas, o indicador de emprego está mais aquecido do que o apurado entre janeiro e março do ano passado, quando haviam sido geradas 57 mil contratações.

"É uma trajetória bastante positiva", disse Paulo Francini, lembrando que em fevereiro o indicador já havia subido 1,11%, antecedido por elevação de outros 0,50% em janeiro.

Ele ressaltou que mesmo com mais empregos, a participação da mão-de-obra do setor de álcool e açúcar está mais modesta - de 73% no primeiro trimestre de 2007 para 67% neste ano - o que indica uma dinâmica positiva dos demais setores. Em março, dos 21 setores pesquisados pela Fiesp, apenas 4 fecharam postos de trabalho.

Na análise regional, chama atenção o aumento de 11,42% no nível de emprego das indústrias de Sertãozinho, bem como o desempenho observado em Araçatuba (5,57%) e de São Carlos (5,44%). Nas três cidades têm peso importante as contratações das usinas de cana de açúcar, mas também há contratações em setores como metalurgia.

O movimento na ponta contrária, ou seja, de demissões, foi bem mais modesto. O destaque foi a cidade de Matão, onde o emprego caiu 4,01%, diante de um efeito sazonal da produção de suco de laranja, que puxou uma queda de 7,65% no indicador de vagas na indústria de produtos alimentares naquele município.

0 Comentários em “Fiesp vai elevar projeção de crescimento do PIB deste ano”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --